sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

:: ARRUDA Parte 3 : impeachment ::

Manifestantes protestam contra Arruda em frente à sede da Polícia Federal em Brasília

Comissão Especial da Câmara Legislativa do Distrito Federal, formada por cinco deputados, aprovou por unanimidade, nesta sexta-feira (26), o parecer favorável do deputado Chico Leite (PT) que pede, em quatro processos, o impeachment do governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), acusado de comandar um esquema de distribuição de propina revelado durante a Operação Caixa de Pandora, em 27 novembro do ano passado.

O Impeachment é um processo político, não criminal, que tem por objetivo apenas afastar o presidente da república ou qualquer outra pessoa do executivo sem que por isso ele seja condenado penalmente. Na atual Constituição de 1988, o artigo 85 especifica as várias ocasiões em que o presidente pode vir a ser processado. Se ele cometer um crime comum ele será julgado pelo Supremo Tribunal federal, se foi por um crime considerado de responsabilidade (de falta de probidade administrativa, por exemplo) o encaminhamento é outro.

O parecer será enviado ao plenário da Casa na terça-feira (2), que aceita ou não o pedido. Se aprovado, o governador afastado terá 20 dias para se defender. A defesa volta para a comissão especial, que julga o mérito. No caso de ela aceitar o pedido, o impeachment volta ao plenário e deve ser aprovado por, no mínimo, 2/3 dos votos. Se acatado, Arruda é afastado por 120 dias. Depois disso, uma comissão formada por cinco deputados distritais e cinco desembargadores faz o julgamento final. A procuradoria da Câmara deve soltar um parecer sobre quando Arruda pode ou não mais renunciar.

José Roberto Arruda está preso na superintendência da Polícia Federal desde o dia 11 de fevereiro por ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ), acusado de tentar subornar uma testemunha do caso. O vice-governador, Paulo Octávio, que assumiu o cargo interinamente, renunciou na tarde de terça-feira (23). Com a renúncia, o cargo de governador interino do Distrito Federal foi assumido pelo presidente da Câmara Legislativa Wilson Lima.


QUEREMOS JUSTIÇA!

fontes: noticias.uol.com.br
educaterra.terra.com.br
g1.globo.com


Post feito por Petit ♥

domingo, 14 de fevereiro de 2010

:: CARNAVAL ::

foto acima mostra o carnaval no Brasil antigamente

O Carnaval hoje em dia é conhecido por ser uma festa apenas de promiscuidade mas as coisas nem sempre foram assim. Se você entrevistar uma pessoa de 50 ou 60 anos ela vai lhe contar como se ia no carnaval antigamente, a família ia celebrar a alegria, externar a alegria. O carnaval era uma festa profundamente religiosa, familiar e comunitária. Com o passar do tempo, foram se infiltrando pessoas que não tinham família, que não comungavam desse desejo de celebrar a alegria em família. E na Itália iniciou-se um processo de mascaramento do carnaval. Para que as pessoas se divertissem à vontade sem que fossem descobertos, começaram a usar máscaras.
O que aconteceu com os grandes focos do carnaval no Brasil? Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife? Pouco a pouco acabou assumindo falsos valores. Não era mais uma festa de família, não era mais uma festa de brincantes, mas sim uma festa com o objetivo claro de levar as pessoas à alienação de si mesmo pelas drogas, alienação do valor do seu corpo pela prostituição, alienação da sua vontade pelo alcoolismo, pela bebida. Então aquilo que era uma festa para a família brincar, ela não pode mais participar.

Por um lado as escolas de samba mostrando a nudez como se fosse o maior valor e isso patrocinado por um grande canal de televisão, e vende isso para o mundo inteiro. O Brasil é conhecido como o país do carnaval e do futebol;e daí que nós precisamos recuperar o grande sentido comunitário que se manifesta no carnaval e no futebol, que o Brasil é um país de gente que aprendeu a ser família, a ser irmão.

Precisamos de propostas que levem as pessoas a experimentarem a alegria. Não adianta de nada dizer para a pessoa não ir lá, porque se a pessoa vai e experimenta a alegria e a alegria é sensível, Santo Tomás de Aquino aqui precisa ser lembrado, ele dizia que tudo aqui que chega na razão humana passa pelos sentimentos. A alegria que a pessoa sente lá é uma alegria real. Aquela música, aquela batucada, a beleza, o conjunto da obra, leva as pessoas a viverem uma alegria. Agora, eu só vou convencer as pessoas de que existe uma alegria maior, levando-as a experimentar a verdadeira alegria. Eu só vou conseguir mostrar para as pessoas que existe uma música que me eleva além de me alegrar, à medida que as pessoas cantando nossas músicas, dançando nossas canções experimentem uma alegria que não é regada com bebida e com droga. É com valores com algo objetivo, retomando Santo Tomás, passando pelos sentimentos, pelas emoções que nós vamos atingir os corações das pessoas

O que mais se fala nos desfiles das escolas de samba é a palavra comunidade. “A comunidade da vila tal”, “a comunidade de não sem da onde”. Por quê? Porque ali tem todo um esforço comunitário; é preciso renunciar muita coisa para estar lá, gente que passa lá dia e noite, trabalhando e gastando; gente que paga caro para desfilar porque aquilo é fruto de expressão comunitária, a comunidade está ali, mas mal usada. É mesma coisa que uma faca: Você tem uma faca em casa para cortar legumes, frutas, descascar alguma coisa para cozinhar, mas esta mesma faca pode matar alguém. È mais ou menos o que acontece com a cultura.

Por isso é nosso dever não deixar o Carnaval continuar virando aquilo que acabou se transformando nos dias de hoje , uma festa comercial onde o maior objetivo é apenas a diversão. É nosso dever como brasileiros conservar este espírito de união e preservar o samba, que já faz parte de nossa cultura.O Carnaval é um dos símbolos de nosso país. Mas alegria não é sinônimo apenas de prazer.


Faça sua parte!



adaptação de um texto escrito por Pe. Léo,sjc encontrado no blog:
blog.cancaonova.com/lavrinhas/2009/01/05/carnaval-e-cultura/
foto retirada do blog:conhecaalvinopolis.blogspot.com


Post feito por Petit ♥

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

:: Brasil tem 2ª maior tarifa de celular do mundo ::

O Brasil só perde para a África do Sul quando o critério é o custo do minuto de ligação de telefone celular, segundo reportagem de Julio Wiziack, para a Folha .O levantamento foi feito pela consultoria europeia Bernstein Research.
As tarifas de telefonia celular no Brasil são elevadas porque o governo brasileiro não abre mão de impostos e as operadoras não querem baixar o valor extra cobrado por minuto de seus clientes quando estes telefonam para um assinante da concorrente, diz a reportagem.
Em média, o consumidor brasileiro paga R$ 0,45 por minuto, segundo a pesquisa, em chamadas locais para celulares da própria operadora. Esse valor passa de R$ 1 caso a chamada termine em um número da operadora móvel concorrente. A carga tributária, em média, é de 42% do preço por minuto ao consumidor. O setor diz que é uma das cargas mais pesadas do mundo.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informa que já contratou uma consultoria especializada para ajudá-la a definir o modelo de custo dos serviços prestados pelas operadoras móveis. O trabalho deverá ser concluído em 18 meses.
Uma notícia como esta apenas exalta a necessidade de reforma tributária em nosso País...



fonte:folha.uol.com.br


Post feito por Petit ♥

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

:: BIG BABACAS BRASIL ::

Hoje o texto que vou postar é sobre uma das coisas que eu mais odeio na televisão brasileira o tão famoso e esperado BBB.
Tive contato com este texto através de um tópico na comunidade Brasil no Orkut.
Foi originalmente postado no blog 13pessoasenganadas e acho que vale a pena conferir a critica feita pelo autor do texto ao reality show. Boa leitura:

''A onda de ignorância coletiva está de volta. O BBB, mediocridade global, chega à 10ª edição com o mesmo formato: palco de conversas inúteis, toscas e superficiais que, ao longo de semanas, vão se transferindo para os lares brasileiros. Sim, porque o programa comandado pelo jornalista e pseudo-intelectual Pedro Bial é uma tentativa de bestialização da população brasileira. Não se fala de idéias, mas de pessoas.

Na verdade, o BBB volta porque dá audiência e, por conseqüência, é altamente rentável. É isso que o povo quer? Numa análise superficial, sim. Mas será que um programa cultural, com conteúdo, em seu lugar, daria ibope? Ou seja, a Globo oferece ao povo o que ela quer que este receba: algo inútil, alienante, patético. Não precisa pensar, trocar idéias. O BBB 10 será assim como foram os anteriores: o telespectador transformado em cúmplice e identificado com a fofoca diária de uma nova geração de anônimos ansiosos por 15 minutos de fama, trancados dentro de uma casa.

Como habitual, a seleção dos participantes foi feita de forma criteriosa a se criar o ambiente de exploração sexual e pornográfica. Na telinha, só as mais belas bundas e corpos sarados. Os milhões que prestaram ao ridículo de se inscreverem para a seleção do programa, coitados... No BBB, nada de gente pobre, sem modos, cabeça-chata, gordos, baixinhos, nem qualquer coisa que lembre o tipo físico característico do brasileiro, composto por uma complexa miscigenação étnica. Afinal, a coisa é como diz Boninho, idealizador do programa: "Ninguém quer ver o que é feio."

Os participantes são escolhidos a dedo, mas a Globo é cruel e desumana a ponto de alimentar as esperanças de milhões de pessoas que ingenuamente acreditam nas inscrições públicas do programa. A lógica é só ganhar dinheiro, e isso já começa por aí. Durante as inscrições para o BBB, o site da Globo é tomado por uma avalanche de acessos diários.

O BBB é um golpe de marketing literalmente sensacional da emissora 'duas caras'. É uma produção de baixo custo, que rende muito dinheiro. A fórmula permite meios de aumentar a receita da corporação, fugindo da tradicional venda de publicidade em seus intervalos. Em parceria com as operadoras de telefonia, arrecadam-se milhões em dia de paredão. Dinheiro suficiente em um único dia, que se investido em causas sociais, daria para mudar os rumos da vida de muita gente.

Além do mais, a Globo vai fazer de pessoas insossas e obscuras, novas celebridades. Vai valer-se delas para em seguida descartá-las. E vai ganhar dinheiro com isso também. E muito dinheiro, vindo do bolso daqueles que aplaudem a própria miséria.

Em tese, assiste o BBB quem quer, mas a massa alienada e dominada pela cultura televisiva de 5ª categoria dificilmente vai abrir mão do show. Quanto tudo estiver terminado, porém, e o povo estiver dando vivas e adorações ao novo Bambam ou Alemão, teremos aí a certeza de que um novo ídolo dos bestializados acabou de surgir.

Na média, há cerca de 29 milhões de ligações votando em algum candidato para ser eliminado. Vamos colocar o preço da ligação a R$0,30 e só, sem impostos e afins. Então, teremos R$8.700.000,00. Isso mesmo! Oito milhões e setecentos mil reais que o povo brasileiro gasta em cada paredão!

Suponhamos que a Rede Globo tenha feito um contrato “50% a 50%”, ou melhor,”meio a meio” com uma operadora de telefonia, ou seja, ela embolsou R$4.350.000,00. Alguém poderia ficar indignado com a Rede Globo e a operadora de telefonia ao saber que as classes menos letradas e abastadas da sociedade, que ganham mal e trabalham o ano inteiro, ajudam a pagar o prêmio do vencedor e, claro, as contas dessas empresas.

Mas o “x” da questão não é esse. É saber que paga-se para obter um entretenimento vazio, que em nada colabora para a formação e o conhecimento de quem dele desfruta. Mostra só a ignorância da população, além da falta de cultura e até vocabulário básico dos participantes e, conseqüentemente, daqueles que só bebem nessa fonte. Certa está a Rede Globo.

O programa BBB dura cerca de 3 meses, ou seja, o “sábio público” tem ainda várias chances de gastar quanto dinheiro quiser com as votações. Aliás, algo muito natural, para quem gasta mais de R$8.000.000,00 numa só noite. Coisa de país rico como o nosso, claro.

Nem a Unicef (órgão das Nações Unidas para a infância), quando faz o programa Criança Esperança, pela própria Rede Globo e com um forte apelo social, arrecada tanto dinheiro. Vai ver, deveriam bolar um “BBB Unicef”. Mas, há dúvidas se daria audiência. Prova disso é que, na Inglaterra, pensou-se em fazer um BBB só com gente inteligente. O projeto morreu na fase inicial, de testes de audiência.

Qual o motivo do fracasso? O nível das conversas diárias foi considerado muito alto, ou seja, o público não se interessaria. Programas como BBB existem no mundo inteiro, mas explodiram em audiência em países de 3º mundo. Um país como o nosso, onde o cidadão vota para eliminar um bobão qualquer, mas não se lembra em quem votou na última eleição. Que vota numa legenda política sem jamais ter lido o programa do partido, mas que gasta seu escasso salário num programa que acredita ser de extrema utilidade para o seu desenvolvimento pessoal e que não perde um capítulo sequer para estar bem informado na hora de “pagar” pelo seu voto.

Que eleitor é esse? Depois, não adianta dizer que político é ladrão, corrupto, safado. Quem os colocou lá? Claro, o mesmo eleitor do BBB. Depois agüente absolvições do Renan Calheiro, aumentos dos IOFs, falências dos sistemas de saúde, epidemias de febre-amarela e dengue... E de quebra, trabalhando igual a um burro mais de 5 meses por ano para sustentar nefastas instituições absolutamente desacreditadas pela sociedade.

Enfim, estamos no início de mais uma temporada do BBB, sigla que reflete, como nenhuma outra, a prostituição de valores de nossa sociedade.

Esteja certo de uma coisa: os iletrados e os aprendizes, vítimas da falência da cultura, da educação e da família, terão dezenas de horas de puro deleite de como ser falso, mentiroso, infiel, hipócrita, leviano, canalha, com todos os derivativos da falta de ética e imoralidade estando à mostra.

Mas o contribuinte não deve ligar mesmo. Ele tem condições financeiras de juntar dinheiro para ligar em um paredão ao invés de comprar um livro de literatura, filosofia ou de qualquer entretenimento televisivo relevante para melhorar a sua articulação, a sua autocrítica e a sua consciência.''


“A ignorância é a mãe de todos os males.”
François Rabelais (1483-1553), escritor e padre francês


Post feito por Petit ♥


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

:: Procurador mantém pedido de cassação a 16 vereadores de SP ::

Parabens ao O procurador regional eleitoral Luiz Carlos dos Santos Gonçalves que emitiu, nesta quarta-feira (3), pareceres mantendo o pedido de rejeição de contas e cassação de 16 vereadores de São Paulo (SP). Todos eles haviam recorrido de decisão em primeira instância e, agora, os casos estão prontos para serem julgados no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Em outubro, os parlamentares perderam o mandato por decisão de Aloisio Sérgio Rezende Silveira, juiz da 1ª Zona Eleitoral. Todos eles recorreram. A análise em segunda instância é feita por um colegiado de desembargadores do TRE. Não há data definida para julgamento do caso, nem necessidade de os acusados apresentarem nova defesa.

"Todos os casos nos quais o juiz determinou a cassação receberam um parecer idêntico a esse, mudam os nomes, o valor da doação e o percentual, mas a argumentação jurídica é absolutamente a mesma", explica Gonçalves. "Sustentamos o acerto da cassação e que o prazo para se recorrer de sentença definido para as eleições (Lei 12.034/09) não se aplica a casos anteriores e também é inconstitucional", analisa.

A referência é à alteração, feita na minirreforma eleitoral aprovada em 2009 no Congresso, do artigo 30 da lei 9.504/1997. A nova redação define que "qualquer partido político ou coligação poderá representar à Justiça Eleitoral, no prazo de 15 (quinze) dias da diplomação" para questões "relativas à arrecadação e gastos de recursos".

A alegação de que o prazo não se aplica a pleitos anteriores decorre de a data da mudança na lei ter sido apenas no ano passado. Antes disso, não havia limite de prazo para representações judiciais. No parecer, Gonçalves lembra que o julgamento das contas de campanha é feito oito dias antes da posse dos candidatos eleitos. Com apenas mais 15 dias para contestações, a margem para questionar receitas ficaria restrita a três semanas no total.

O texto da minirreforma estaria em desacordo com a Constituição Federal por restringir o pleno acesso ao Judiciário a eventuais infrações e por ofender "o princípio da moralidade".

Em relação ao fato de as receitas dos vereadores terem sido aprovadas pela Justiça, o procurador acredita que é, sim, possível rever a prestação de contas caso haja fatos novos. Mesmo que a decisão judicial seja de que não haveria esse novo fato, o pedido de rejeição das contas seria improcedente, mas a apuração de irregularidades continuaria sendo necessária.

fonte: redebrasilatual.com.br

Post feito por Petit ♥