domingo, 24 de abril de 2011

:: Dia da Força Aérea Brasileira ::


No dia 22 de abril foi comemorado o dia da Aeronáutica, também conhecida como Força Aérea Brasileira - FAB que é a maior força aérea da América Latina, sendo responsável por defender o país através dos ares. É a mais rica em número de aviões, bem como pelo poder de fogo.A proteção feita pela FAB é através da fiscalização das fronteiras, da observação e patrulhamento de aviões desconhecidos que adentram o espaço aéreo no Brasil, gerenciar a aviação civil, garantindo a segurança, além da fiscalização da infraestrutura dos nossos aeroportos e fiscalizar o correio aéreo nacional.Além desses, opera também nas unidades de transporte e de carga, além de ter um programa espacial, específico.

O Dia da Força Aérea Brasileira FAB é uma homenagem à data em que o 1º Grupo de Aviação de Caça realizou o maior número de missões durante a Segunda Guerra Mundial, em 1945. Nesse dia, o grupo chegou a realizar 11 missões, envolvendo 44 decolagens com apenas 22 pilotos. A primeira missão começou às 8:30 e o último avião retornou à base às 20:45.
Junto com o Exército e a Marinha, a Força Aérea Brasileira FAB compõe as Forças Armadas brasileiras, subordinadas ao Ministério da Defesa. Entre tantas outras atribuições, a FAB é responsável, no ar, pela defesa do território brasileiro, realizando vôos de observação ou ataque. Também serve à sociedade, orientando, coordenando e controlando a aviação civil, e emociona as pessoas com as manobras radicais da Esquadrilha da Fumaça.

A FAB desenvolveu um importante programa, o SIVAM, responsável pelo gerenciamento do Sistema de Vigilância da Amazônia.
As unidades de aviação existentes na FAB são: as de instrução, as de busca e salvamento, as de asas rotativas, as de patrulhamento, de reconhecimento, de caça e a aviação de transporte.
A força aérea da aeronáutica conta com um efetivo de 73.500 homens. Seu centro de comando está localizado em Brasília, através do ministério da defesa, sendo que seu comandante supremo é o presidente da república. Essa armada possui como lema “asas que protegem o país”.

Em sua estrutura, a força aérea do Brasil tem um comando militar, o COMAER, pelo qual aparecem mais quatro comandos subordinados: o de Operações Aéreas, o de apoio, o de pessoal e o de tecnologia aeroespacial. Além desses, estão subordinados os dois departamentos (de controle do espaço aéreo e de ensino da aeronáutica) e órgãos relacionados ao funcionamento da aviação aérea do país, militar ou civil, bases aéreas e órgãos relacionados.

Fontes: portalescola.blogspot.com
brasilescola.com

Post feito por Petit ♥

terça-feira, 19 de abril de 2011

:: E mulher lá sabe governar? ::

O texto de hoje é uma contribuição de amigo meu chamado Vagner. O mais legal é que a gente se conheceu pelo meu blog o Juventude Consciente. Nossa amizade se construiu por um gosto em comum a Política e depois de um tempo descobri que além de compartilhar o posiocionamento nacionalista, nós estudavamos na mesma Universidade, e cursavamos Direito no mesmo semestre sendo que a única diferença eram as nossas salas. Desta forma publicarei os textos dele aqui semanalmente, mostrando sempre minha gratidão e admiração por esse amigo querido. Boa leitura!



E mulher lá sabe governar?

Rá, mulheres no poder se tornam candaces!

No carnaval do ano de 2007 tive a oportunidade de visitar a cidade do Rio de Janeiro e realizar um sonho que tinha desde criança, assistir o desfile das escolas de samba. Naquele ano, uma das escolas de samba do grupo especial do Rio, Acadêmicos do Salgueiro (que por um mero acaso é minha escola do coração) trouxe um enredo chamado “Candaces”!

Candaces? Mas que merda é essa? E o que isto tem a ver com governar, mulheres e poder?

“Candace” quer dizer mulher guerreira! Era uma denominação honorifica, uma espécie de titulo concedido às rainhas da África oriental que governaram antes da era cristã, como por exemplo, Makeda, a rainha de Sabá, e Nefertiti, rainha do Egito.


Candaces mulheres… Guerreiras!
Na luta, justiça e liberdade!
Rainhas soberanas…
Florescendo para a eternidade!


O Salgueiro contou como as Candaces (ou mulheres guerreiras), detinham uma enorme influencia nas decisões políticas em suas respectivas épocas, como também um espantoso poderio civil e militar.

Depois de assistir esse desfile compreendi como estamos enganados pensando que as mulheres sempre foram coadjuvantes no cenário político ao longo da historia, e mais enganados ainda imaginando que a mudança que resultou na ascensão das mulheres a postos importantes da política começou a ocorrer nos anos 1960 a partir das “revoluções” arquitetadas e feitas pelo “MSF” movimento sem feminilidade… Oh me desculpem, eu quis dizer “MF”, movimento feminista.

No decorrer do ano de 2007 procurei saber mais dessas mulheres bravas e astutas que ajudaram a modelar a historia. Durante minha pesquisa constatei que mesmo nos períodos mais remotos, existiram muitas mulheres que influenciaram de forma marcante o nosso mundo, e principalmente, verifiquei que as mulheres no poder são tão, ou muito mais capazes do que os homens, tanto na realização de coisas positivas e benéficas para a humanidade, como também para as coisas ruins, destituídas de piedade e senso moral.

Diante disso, resolvi compilar uma lista que se propõe apontar as dez mulheres mais influentes da historia política da humanidade!

Elaborar essa lista não foi fácil, uma vez que muitas e muitas mulheres poderiam estar nesse TOP 10. Mas, como só cabem dez, tive a muito contragosto que cortar algumas, e talvez ate cometer uma certa injustiça. Devo ressaltar que as mulheres que figuram nessa lista não estão distribuídas de acordo com sua importância e relevância, pois cada uma delas tem o seu valor e teve o seu momento. Em outras palavras, a primeira colocada não será necessariamente mais importante que a décima.

Abrindo nossa lista:

10° Lugar : La justiciera, Evita Perón!

O carisma será um fator constantemente presente nesta lista, já que liderança e carisma são duas coisas que andam juntas. O que seria dos grandes lideres sem o carisma? Sem aquele encanto pessoal, aquela mistura de coragem, sonho e autoconfiança, que desperta nossa atenção e nos conquista?

E Evita Perón foi uma mulher que se fez pelo carisma. A habilidade pessoal que essa ex-atriz detinha para lhe dar com o povo, com os pobres, com os “descamisados” (termo criado por ela), era algo excepcional. Aliado a isto estava sua beleza, inteligência e elegância. Ela representou o charme do governo de Juan Domingo Perón, a época de ouro da Argentina.

Juan Domingo Perón foi um presidente bastante amado pelos “hermanos”, justamente pelas políticas públicas que realizou em seu governo, políticas que favoreciam os mais pobres, em detrimento dos mais ricos.

A Evita cabia a responsabilidade de angariar a simpatia dos miseráveis. Com discursos populistas e projetos eleitoreiros como: auxilio financeiro a desempregados, criação de instituições filantrópicas sustentadas pelo estado que davam abrigo a sem tetos e órfãos, e projetos que ofereciam alimentação gratuita em bairros pobres. Ela se tornou aos poucos um símbolo para as classes populares.

Mãe protetora…

A mulher que “abraçava” de forma carinhosa os injustiçados por um sistema perverso que fazia com que boa parte dos argentinos vivesse em condições sub humanas!

No entanto, apesar de toda a atenção que Evita dispensava para as classes menos abastadas, isso como já foi dito era um artifício bem conhecido na política, sobretudo na política latino americana: o populismo!

Falar o que o povo quer ouvir… Prometer soluções imediatas… Achar “alguém” para que o povo possa odiar e culpar pelas suas moléstias.

Evita sempre negou taxativamente ser uma militante de esquerda, mas freqüentemente apoiava e incitava manifestações contra a elite Argentina, que quase sempre terminavam em pancadaria e confusão.

“A violência nas mãos do povo não é violência, mas justiça”. Evita

Alguns anos depois de sua morte, aos 33 anos de idade em virtude de um câncer, ela teve seu nome envolvido em escândalos de corrupção. A mais famosa dessas acusações foi apontada por uma investigação feita pelo governo argentino no final dos anos 70.

Lembram que lá no inicio eu tinha dito que um dos famosos projetos populares do governo de Juan Domingo Perón era, “… criação de instituições filantrópicas sustentadas pelo estado que davam abrigo a sem tetos e órfãos”, pois bem, esta investigação concluiu que um dos orfanatos para crianças administrado pela própria Evita, servia na realidade como uma “lavanderia”.

O casal presidencial enviava verbas milionárias para este orfanato, porem só uma pequena parte do dinheiro era investida na manutenção deste. O resto se destinava a custear os “pequenos” luxos de Evita. Carros, casas e vestidos majestosos.

Corrupção à parte…

Mesmo tendo uma vida curta, Evita Perón conseguiu imprimir sua marca na historia da Argentina e do mundo. Sem ela, Juan Domingo Perón não teria conquistado as graças do povo argentino. E este povo, mesmo tantos anos depois da morte de Evita, e com as acusações que envolveram seu nome, continua a considera-la uma heroína!

Santa Evita…

Conselho… Se você visitar a Argentina, nem pense em falar qualquer coisa negativa em relação a esta mulher, pois se o fizer, certamente a coisa vai ficar feia. Meter o pau em Evita Perón, é o mesmo que dizer a um argentino que o Pelé é melhor que o Maradona!

Post feito por Petit ♥