terça-feira, 27 de abril de 2010

:: Em respeito e defesa da vida animal ::

Foi aprovada a lei do Deputado Edson Portilho que permite a tortura de animais em rituais religiosos. Uma lei inaceitável e que vai contra Declaração Universal dos Direitos dos Animais da Unesco:

Artigo 3º
1.Nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a atos cruéis.
2.Se for necessário matar um animal, ele deve de ser morto instantaneamente, sem dor e de modo a não provocar-lhe angústia.


E ainda:

Artigo 11º
Todo o ato que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é um crime contra a vida.

É nosso dever garantir para que este deputado nunca mais consiga se reeleger.

Não podemos ficar parados e precisamos fazer a nossa parte e assinar uma petição online para que seja aprovado um projeto de lei do Deputado Federal Ricardo Tripoli (PSDB-SP).
O Projeto de Lei n. 215/2007, que institui o Código Federal de Bem-Estar Animal, é um forte instrumento legal de defesa animal. Acompanha as exigências da União Européia, vedando práticas e regulamentando atividades na área de produção animal, experimentação e controle populacional de animais em meio urbano. Aprovar um projeto deste porte no Congresso Nacional é bastante complexo, pois a maioria dos parlamentares não se importa com a vida animal.
Uma Juventude Consciente deve colaborar para o futuro do Brasil e mostrar para as autoridades que não está de acordo com crimes contra a natureza e contra os animais.
os animais e a natureza) não podem ser punidos pela ganância e pelo sadismo humano.
Faça a sua parte colabore com o abaixo-assinado, pedindo urgência na aprovação do Código de Bem-Estar Animal:





"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo
modo que seus animais são tratados."

Mahatma Gandhi



Post feito por Petit ♥


domingo, 25 de abril de 2010

:: MSM ::

O Movimento dos Sem Mídia encaminhou, na última quinta-feira (22) um pedido à procuradoria-geral eleitoral de investigação dos quatro principais institutos de pesquisa no país, Datafolha, o Ibope, o Sensus e o Vox Populi. O pedido foi enviado a Roberto Gurgel, que também acumula a função de procurador-geral da República.
A alegação da entidade é de que pairam dúvidas sobre a lisura dos levantamentos promovidos pelos institutos. Eduardo Guimarães, coordenador do MSM e autor do Cidadania.com, considera que se trata de um exercício de cidadania, sem interesses político-eleitorias.
"Mais uma vez, uma eleição no Brasil transcorrerá sob o signo da trapaça, da esperteza, da malandragem, da injustiça, da prepotência, da opressão do poder econômico", escreveu.
O blogueiro critica o fato de representações anteriores, como uma apresentada pelo PSDB, envolver apenas os institutos de pesquisa cujos resultados desfavoreceram o pré-candidato José Serra. Por isso, ele qualifica a medida como "vacina democrática" para o pleito deste ano.


Fonte: redebrasilatual.com.br



Post feito por Petit ♥


terça-feira, 20 de abril de 2010

:: TIRADENTES ::



''Se todos quisermos, poderemos
fazer deste país uma grande
nação.Vamos fazê-la''


Tiradentes


Não poderíamos deixar de prestar nossa homenagem e nossa reverência à data de 21 de abril e à memória do protomártir da Independência do Brasil, o Alferes de Milícia Joaquim José da Silva Xavier - o Tiradentes.
Único condenado à morte e enforcado no Campo da Lampadosa, no Rio de Janeiro. Patrono da Polícia Militar de Minas Gerais. Cometeu um crime hediondo: quis ver o Brasil independente de Portugal. Pagou o preço do sonho com a vida.
Será? O povo brasileiro ainda se lembra de Tiradentes ou ele virou apenas um sinônimo de feriado?

Em 1789, surgiu na cidade de Vila Rica, atual Ouro Preto, a Inconfidência Mineira, movimento revoltoso, personalizado no Alferes Joaquim José da Silva Xavier - Tiradentes - a favor da emancipação do Brasil da Corte Portuguesa. Seu envolvimento com a Inconfidência aconteceu após uma viagem ao Rio de Janeiro, em 1787, quando entrou em contato com as novas idéias políticas e filosóficas recém-chegadas da Europa.
Ao voltar para Vila Rica, em 1788, passou a divulgar em público os propósitos do movimento mineiro. Militares, escritores de renome, poetas famosos, magistrados e sacerdotes tomaram parte nos planos de rebelião.

Os conspiradores pretendiam proclamar uma República, com a abolição imediata da escravatura, procedendo à construção de uma universidade, o desenvolvimento da educação para o povo, além de outras reformas sociais de interesses da coletividade.
Em 1789 a conjuração foi denunciada. Para a maioria dos cerca de vinte presos, foram três longos anos no cárcere, aguardando o julgamento. Em 1792, foram condenados ao exílio na África e só Tiradentes, foi condenado à morte na forca.
Só em 1822 Tiradentes foi reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira e em 1865 alçado a condição de Patrono Cívico da Nação Brasileira.

Convém ressaltar que os milicianos de hoje, mesmo que anonimamente, ao defenderem os direitos à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; nas ruas, nas cidades e nos campos, o fazem com o risco da própria vida, consoante o juramento perante o pavilhão nacional, como o exemplo de Tiradentes, ao defender os ideais da Pátria, em prol da Justiça e da Liberdade.
Lembremo-nos de que, se ontem a responsabilidade era de reunir esforços para criar a pátria, hoje ela nos revela o encargo de mantê-la íntegra e independente e o esforço para que seja preservada a ordem e a segurança que são instituições mestras a que se assentam o progresso e a justiça social.
Tiradentes, portanto, será sempre um referencial de dever e de honra para todos nós.



Texto adaptado da homenagem feita pelos PMSC
http://www.pm.sc.gov.br/website/rediranterior.php?act=1&id=486



Post feito por Petit ♥



segunda-feira, 19 de abril de 2010

:: ÍNDIO ::

Em 1943, o presidente Getúlio Vargas criou por meio de decreto-lei o Dia do Índio. A data escolhida, 19 de abril, é uma homenagem ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu no México três anos antes. Mas, índio precisa de data? A questão me remete à letra irreverente da música “Curumim Chama Cunhatã Que Eu Vou Contar” de Jorge Ben Jor e Tim Maia, que diz que “todo dia, toda hora, era dia de índio… Mas agora eles só têm um dia”.

Infelizmente, não é só o índio que precisa de data para ser lembrado. Não à toa, outros grupos que são ou foram de certa forma esquecidos têm sua data. Não me deixa mentir o dia das mulheres, das crianças, e tantos outros. A questão é: como não esquecer do índio, de sua realidade, cultura e arte nos outros 364 dias?

Ter ou não um dia específico para “lembrar” a importância do índio para a sociedade se torna uma discussão pequena se comparada à imensa contribuição que a escrita tem dado. Seja por meio da literatura indígena, escrita por índios, ou pela indianista, escrita por especialistas no assunto.
Vamos usar esse dia para refletir pois é “resgate” não só dos costumes ancestrais desse povo, mas, também da nossa própria história!


fonte: http://cultura.updateordie.com/literatura/2009/04/19/o-dia-do-indio/




Post feito por Petit ♥


sexta-feira, 16 de abril de 2010

:: O Monge e o Executivo ::

Gosto de compartilhar minhas experiências literárias aqui , sempre que possível e que entre no contexto de nossos assuntos.
O livro que hoje eu recomendo é o Monge e o Executivo, obra de James C. Hunter.
Ele conta a história de John Daily, um homem de negócios bem sucedido que percebe, de repente, que está fracassando como chefe, marido e pai. Numa tentativa desesperada de retomar o controle da situação, ele decide participar de um retiro sobre liderança num mosteiro, comandado por Leonard Hoffman, um influente empresário que abandonou tudo em busca de um novo sentido para sua vida.
Um dos conceitos fundamentais é exatamente a palavra liderança. Segundo ele liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Com efeito, a liderança eficaz é baseada nos bons relacionamentos e na autoridade, que é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.
Hunter baseia todos os seus princípios de liderança em consonância com as verdades bíblicas, especialmente, no modelo de liderança de Cristo, cuja essência era:

Se você quiser liderar, primeiro deve servir”


Segundo o livro a diferença entre poder e autoridade consiste em: “poder é força que funciona por um tempo, mas fica velho”, “Autoridade, ao contrário, é a habilidade em conseguir que as pessoas façam sua vontade por conta de sua influência pessoal”. Um bom exemplo de autoridade, segundo ele, são nossas mães. “Elas atingem esse status porque nos serviram e continuam a nos servir ao longo de nossas vidas”.
E Jesus demonstrou isso durante todo o seu ministério terreno. Lembremos, Ele não era detentor de qualquer tipo de poder político, econômico ou religioso da época. Herodes, Pôncio Pilatos, os romanos e muitos judeus religiosos tinham poder, mas Jesus não. Ele possuía autoridade. Influência sobre as pessoas que o seguiam. Influência essa que era baseada principalmente na forma como servia ao povo.
O livro ainda coloca as características do amor ágape como o modelo para o líder, assim o capítulo 13 de I Corinthios apresenta-se como o texto áureo da verdadeira liderança. Para verificar, basta trocar as palavras amor/caridade pela expressão verdadeiro líder e terás a seguinte paráfrase: O verdadeiro líder sofre, é bondoso. O verdadeiro líder não é invejoso, não é leviano e não é arrogante. O verdadeiro líder não se porta com indecência, não é mesquinho, não se estressa facilmente e não suspeita o mal. O verdadeiro líder não folga com a injustiça, ama a verdade. O verdadeiro líder acredita, é paciente e tudo suporta.
Recomendo a leitura porque a obra é uma lição de vida não só para os que almejam a verdadeira liderança mas por todos os cristãos. Afinal, liderança não se circunscreve somente ao limites eclesiásticos e ao mercado de trabalho. Pelo contrário deve estar presente em todas as esferas de nossa vida: família, amigos, escolas, universidades e demais entidades. Eis que como cristãos precisamos influenciar as pessoas e a sociedade em que estamos inseridos. É impossível ler este livro sem sair transformado.


O Monge e o Executivo é, sobretudo, uma lição
sobre como se tornar uma pessoa melhor.




Fontes: http://www.ensinodominical.com.br/o-verdadeiro-lider/



Post feito por Petit ♥



domingo, 11 de abril de 2010

:: James Cameron ::

James Cameron e Sigourney Weaver plantam pau-brasil em São Paulo
James Cameron, diretor de Avatar e Titanic, os dois maiores blockbusters da história do cinema, enviou na quarta-feira passada uma carta a Lula pedindo que seja revista a decisão do governo de construir a megausina hidrelétrica de Belo Monte. Na carta, Cameron, que chegou ao Brasil ontem para lançar o DVD de Avatar, pede para ser recebido por Lula e acusa Belo Monte de ser “ um projeto dinossauro, baseado em soluções do século passado“. O Planalto negou a audiência ao cineasta.
Lula não quer poleminar sobre um assunto sobre o qual ele disse na quinta-feira: “Uma coisa vocês podem estar certos: nós vamos fazer Belo Monte. Isso é importante que fique claro em alto e bom som”. Mas a carta foi recebida pelo governo e até agora está sem resposta.
Na carta de 1499 palavras, Cameron diz coisas como:

- Vossa Excelência tem uma grande oportunidade, como líder mundial, de tomar medidas decisivas em curto prazo para demonstrar o comprometimento do Brasil com estas questões vitais. Estou me referindo ao projeto da usina de Belo Monte, que deverá ir a leilão em 20 de abril. Eu acredito profundamente que este projeto não deveria ser realizado, e eu apelo a vossa excelência , com base na lógica e na compaixão, a interceder e impedir seu progresso. - Vossa excelência pode questionar meu posicionamento sobre esta questão, como não brasileiro, mas eu acredito que esse tema nos afeta a todos, em todo o mundo. - Existe vários argumentos lógicos contra a hidrelétrica. A usina irá inundar mais de 500 Km2 de terra, e desviar grande parte do fluxo do Xingu para dois canais artificiais para a barragem. Isto deixará comunidades indígenas e tradicionais sem água, peixes e meios de transporte fluvial por 100 km na Volta Grande. A baixa do nível das águas do rio prejudicará a produção agrícola na região, afetando pequenos agricultores indígenas e não indígenas e a qualidade da água. Provavelmente, a floresta amazônica nesta região não sobreviverá. A formação poças de água represada entre os seixos da Volta Grande será um forte vetor de proliferação de malária e outras doenças . Comunidade rio acima, incluindo os Kayapós, irão sofrer com a perda de peixes migratórios que são parte crucial de sua dieta. - A hidrelétrica de Belo Monte está sendo financiada e subsidiada pelos contribuintes brasileiros, mas pouco da energia gerada irá para a população. A maior parte será consumida pelas mineradoras de alumínio das vizinhanças, que empregam muito pouco em relação aos à energia consumida, e cujos lucros corporativos serão majoritariamente enviados para o exterior. Acredito que a população brasileira não está ciente disso, e vê a hidrelétrica como um projeto criado para seu benefício. As demandas de energia do Brasil seriam melhor atendidas com investimento de uma fração dos custos destes mega-projetos em alternativas mais eficientes e renováveis, como energia eólica e solar . -Acredito que, como líder mundial, Vossa Excelência tem a uma oportunidade sem precedentes de tomar uma posição e ser visto como um herói do século 21, ao guiar o Brasil rumo a uma visão sustentável de futuro. Belo Monte é um projeto dinossauro, baseado em soluções do século passado. Olhar os rios do Brasil como energia líquida é um paradigma obsoleto. - Possivelmente Vossa Excelência me considerem um estrangeiro invasivo que não entende a realidade política de seu país. Mas eu me preocupo profundamente com o futuro de todos nós, e por isso me sinto compelido a falar. Seria uma enorme honra para mim poder discutir estes assuntos pessoalmente com Vossa Excelência.

A polêmica em torno da construção da usina de Belo Monte na Bacia do Rio Xingu, em sua parte paraense, já dura mais de 20 anos. Entre muitas idas e vindas, a hidrelétrica de Belo Monte, hoje considerada a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, vem sendo alvo de intensos debates na região, desde 2009, quando foi apresentado o novo Estudo de Impacto Ambiental (EIA) intensificando-se a partir de fevereiro de 2010, quando o MMA concedeu a licença ambiental prévia para sua construção
O s movimentos sociais e as lideranças indígenas da região são contrários à obra porque consideram que os impactos socioambientais não estão suficientemente dimensionados. Em outubro de 2009, por exemplo, um painel de especialistas debruçou-se sobre o EIA e questionou os estudos e a viabilidade do empreendimento. Um mês antes, em setembro, diversas audiências públicas haviam sido realizadas sob uma saraivada de críticas, especialmente do Ministério Público Estadual, seguido pelos movimentos sociais, que apontava problemas em sua forma de realização.
A inda em outubro, a Funai liberou a obra sem saber exatamente que impactos causaria sobre os índios e lideranças indígenas kayapó enviaram carta ao Presidente Lula na qual diziam que caso a obra fosse iniciada haveria guerra. Para culminar, em fevereiro de 2010, o Ministério do Meio Ambiente concedeu a licença ambiental, também sem esclarecer questões centrais em relação aos impactos socioambientais.
O governo federal anuncia para o mês de abril próximo, o leilão da usina.



Fontes: http://www.socioambiental.org/esp/bm/index.asp
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/
http://ego.globo.com


Post feito por Petit ♥

sábado, 10 de abril de 2010

:: Rio de Janeiro ::

Nossos amigos do Estado do Rio de Janeiro estão sofrendo muito. O grande volume de chuva causou estragos, deslizamento e até agora 214 mortos.
É tempo de solidariedade , vamos ajudar os fluminenses:

terça-feira, 6 de abril de 2010

:: 48 HORAS PARA ACABAR COM A CORRUPÇÃO ::

Dentro de menos de 48 horas o Congresso irá finalmente votar no Projeto de Lei Ficha Limpa.

Nós só temos dois dias para convencê-los de passar esta legislação ousada que irá mudar a política brasileira para sempre!

A Lei Ficha Limpa irá remover das eleições candidatos que cometeram crimes sérios como desvio de verba pública, corrupção, assassinato e tráfico de drogas. Vamos pressionar nossos deputados conseguindo 2 milhões de assinaturas para mostrar que se eles não votarem pela "Ficha Limpa" não votaremos neles! Assine clicando no link abaixo e depois divulgue para todo mundo:

domingo, 4 de abril de 2010

:: IMPOSTO JUSTO ::

Nosso Blog acompanha e apóia as iniciativas populares, que demonstram o interesse da população em fazer a diferença.
O Abaixo assinado é um tipo de solicitação coletiva feita em um documento para pedir algo de interesse comum a uma autoridade ou para manifestar apoio a alguém ou demonstrar queixa ou protesto coletivo.
Fica abaixo a iniciativa popular que é mais uma tentativa de forçar a aprovação do Projeto de Lei 300/07 do Deputado Carlito Merrs (PT/SC) que está em trâmite:

A indústria global de videogames atualmente já ultrapassou a indústria do cinema e da música.
Mas o Brasil representa apenas 0,5% da indústria de videogames, apesar do país integrar a lista do grupo de países extremamente atraentes para os negócios, devido a fatores como população acima dos cem milhões de habitantes, área geográfica extensa e PIB.
Por que, então, a representatividade do Brasil é no mercado de jogos é tão baixa?
Por causa dos altos impostos que fazem consoles e jogos custarem até o triplo do que custam nos Estados Unidos.
O Brasil tem hoje 195 milhões de habitantes, dos quais mais da metade são jovens.
É o mercado com maior potencial para crescimento, neste momento, no universo dos games.
Para isso, precisamos fazer nossa parte. Cobrando a diminuição dos impostos sobre games.
Muitas ações podem e devem ser tomadas neste sentido.
De todas, uma é a mais urgente.
O projeto de lei 300/07, apresentado em 2007 pelo então deputado Carlito Merrs (PT-SC), estende para os videogames os benefícios que desoneram produtos de informática.
Se for aprovado, os videogames vão ficar mais baratos instantaneamente.
O problema é que desde 2008 ele está parado na Comissão de Finanças do Senado. O relator é o deputado Antonio Palocci (PT-SP).
Não é possível um projeto de lei de tamanho impacto econômico ficar paralisado dois anos.
A campanha CAMPANHA IMPOSTO JUSTO PARA VIDEO GAMES tem o objetivo de forçar a aprovação desta lei, através da pressão organizada dos brasileiros.
Através de um abaixo assinado e de uma campanha online, faremos chegar a Brasília a voz de milhões de gamers e do mercado organizado de videogames.
Faça sua parte! Entre nesta corrente já e divulgue para seus amigos.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

:: 100 anos de Chico ::



''Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim''



Merecidas as homenagens que vem sendo prestadas a Chico Xavier pelo centenário de seu nascimento, falar da figura dele é trazer uma reflexão sobre o amor ao ser humano focando no exemplo de BRASILEIRO que foi aqui na Terra, sem querer entrar apenas no aspecto religioso e sim humanitário, pois o Chico nunca usou o dinheiro que ganhava em proveito próprio, mas sempre pensando no próximo, coisa rara nos dias de hoje.
Chico foi mais que um grande médium. Ele sempre se mostrou como um exemplo a ser seguido, independente, do credo religioso que tenhamos. Pois tudo nele foi de altruísmo.


Post feito por Petit ♥