quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

:: DIA DO SAMBA ::


'Quem não gosta de samba
Bom sujeito não é
Ou é ruim da cabeça
Ou doente do pé'


Já dizia esta antiga e famosa modinha,
o Samba é uma tradição brasileira!




Se perguntarmos aos gringos o que surge em suas mentes quando pensam na palavra "Brasil", imediatamente eles responderão: "Carnaval, Ronaldinho, Caipirinha e... Samba".
O tempo passou, novas músicas e músicos surgiram, mas o samba permanece presente e firme as raízes. No Brasil a palavra “samba” surgiu dos africanos que existiam no país, por causa da escravidão. O estilo musical é tocado por diversos instrumentos como: percussão, cavaquinho, banjo, pandeiro e entre outros.
O primeiro samba gravado foi no ano de 1917, com a música “Pelo Telefone”, de autoria de Donga e Mauro de Almeida. E logo após o primeiro samba ser criado, começou a surgir muitos outros, até cair na boca de todos e sendo cantada em cada canto da cidade, tanto nas ruas como em casas de show, bares, etc. A partir do ano de 1930, as rádios começaram tocar sambas e ficar cada vez mais conhecidos, até fazer parte da vida dos brasileiros. Os grandes sambistas e compositores desta época são: Cartolas, de As Rosas Não Falam; Noel Rosa, autor de Conversa de Botequim; Ary Barroso, de Aquarela do Brasil; Dorival Caymmi, de O Que É Que a Baiana Tem?; e Adoniran Barbosa, de Trem das Onze.
A animação presente nas rodas retrata a alma do brasileiro. E o dia 02 de dezembro é marcado por ser o Dia Nacional do Samba.
Reza a lenda que a escolha do dia 02 de dezembro para comemorar o Dia Nacional do Samba é inspirado na primeira vez em que o compositor mineiro Ary Barroso pisou em território baiano e foi homenageado pelo vereador Luis Monteiro da Costa com a instauração da data.
A homenagem do vereador baiano ao mestre da música Ary Barroso é baseada no samba "Na Baixa do Sapateiro", de 1938, em que Barroso reverencia a capital baiana.

Não deixa o samba morrer, não deixa o samba acabar...



Fonte: portalsaofrancisco.com.br
baressp.com.br

Post feito por Petit ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário