quinta-feira, 15 de outubro de 2009

:: Dia do Professor ::

Hoje dia 15 de outubro comemoramos do dia do professor. Um profissional que têm um papel social maior atualmente, e estão mais envolvidos e engajados no exercício da profissão, pois as metodologias de ensino mudaram muito de uns anos pra cá.
O professor deixou de ser visto como o todo poderoso da sala de aula, o detentor do saber, o dono da razão, e foi reconhecido como o instrumento que proporciona a circulação do conhecimento dentro da sala de aula.
Isso acontece em razão de seu modo de agir, a maneira em que conduz as aulas, pois considera os conhecimentos que os alunos levam consigo, fazendo com que cada um manifeste a sua opinião acerca dos assuntos discutidos.
A criação da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63.
Os conceitos trabalhados eram diferenciados de acordo com o sexo, sendo que os meninos aprendiam a ler, escrever, as quatro operações matemáticas e noções de geometria. Para as meninas, as disciplinas eram as mesmas, porém no lugar de geometria, entravam as prendas domésticas, como cozinhar, bordar e costurar.
A idéia de fazer do dia um feriado, surgiu em São Paulo, pelo professor Salomão Becker, onde o mesmo propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências, etc.
A reunião foi um sucesso e, por este motivo, outras escolas passaram a adotar a data, até que a mesma se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país.
Anos depois, a data passou a ser um feriado nacional, dando um dia de descanso a esses profissionais que trabalham de forma dedicada e por amor ao que fazem.
Podemos ver que os professores são muito importantes para a vida de todos, pois passam por todo o período escolar, por longos anos. Por isso, deveriam ser mais bem remunerados e ter seu trabalho melhor reconhecido.


Texto adaptado escrito por Jussara de Barros




Condições do professor no BrasiL atual


1º pergunta.

Quanto vale um professor hoje em dia?
Essa é uma pergunta complicada.
Para o atual governo carioca ele vale cerca de 604 R$ por mês.
Sem receberem aumento e tendo sua profissão cada vez mais desvalorizada vemos um quadro de desgraça hoje na educação nacional,
Isso explica por que o Brasil é a quinta pior educação do mundo.
Como conseqüência temos um processo que faz com que o profissional seja cada vez mais marginalizado, (basta avaliar a desastrosa ação da polícia carioca onde os profissionais da educação foram recebidos por balas de borracha numa manifestação pacífica e tiveram um de seus colegas ameaçado com uma pistola na cara por um dos PMs que estavam contendo o ato).

2º pergunta.

Como podemos resgatar a educação que se encontra neste patamar terrível?
Podemos citar que para as olimpíadas foram destinados cerca de 8 bilhões R$ dos cofres públicos e para o aumento dos salários dos professores nenhum centavo, isso gera revolta, indignação ainda mais se levarmos em conta e somarmos o vazamento das provas do ENEM, que gerou um escândalo que fez muitos perderem a fé sobre credibilidade do exame.
Foi o coroamento de um ano desastroso e melancólico para todo um sistema que está errado já a um bom tempo.
Deveria haver uma reforma na aplicação do exame e leis mais rígidas para punir e conter a compra de gabaritos, provas e etc.

3º pergunta

Quando o ensino público irá melhorar?
Provavelmente quando acabarmos com a demagogia feita por políticos oportunistas. Aqueles mesmos que não valorizam o profissional do ensino médio e mais para frente aprovam leis como a das cotas raciais com a desculpa de dívida social, afundando o ensino superior e enterrando de vez o ensino público, pois valorizar o professor do ensino médio é algo que leva mais tempo e não dá tantos votos, porem só assim com passar dos anos é que teremos jovens capazes de entrar na faculdade por méritos próprios e não por conta de cor de pele.
A valorização do professor deve ser feita agora e imediatamente ,custe o que custar, pois esse é o único caminho para termos uma nação forte e próspera, caso ao contrário seremos para sempre o país do futuro.



Escrito por: D balboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário