O Brasil, segundo o mesmo levantamento, também lidera os requerimentos de informações, com 3.663. Os Estados Unidos, em segundo lugar, fizeram 3.580. Boa parte dos requerimentos, aponta o The Wall Street Journal, envolve o Orkut, o mais popular site de relacionamentos do país.
O Google considera censura não apenas os pedidos para retirada de conteúdo no ar em sites como o serviço de vídeos YouTube como também entrega de dados que envolva investigações criminais. É o caso do Orkut, que tem participação expressiva nas denúncias de casos de pedofilia.
Em resposta, o Ministério Público federal de São Paulo criticou o Google por definir como censura os pedidos para entrega de informações sobre criminosos. "Desde quando ordens judiciais para entregar dados de criminosos é censura?", questionou em seu perfil no Twitter. "É errado o Google classificar como censura atos judiciais legítimos de um país democrático".
O levantamento exclui a China, onde o Google praticou censura de conteúdo nas buscas - que não ocorre no Brasil. Após a invesão de e-mails de ativistas de direitos humanos, em janeiro, o Google acabou encerrando suas operações na China em março. Também está de fora o Vietnã, país onde o Google enfrenta problemas semelhantes aos da China.
Nenhum comentário:
Postar um comentário