Realmente como os livros de história esquerdóides dizem, a realidade sócio econômica na época basicamente não foi mudada e a aristocracia junto com a maçonaria tiveram seus privilégios e interesses mantidos, porém devemos citar a boa visão e oportunidade que Dom Pedro aproveitou para nos livrar do domínio lusitano.
Era o momento e a hora perfeita ,era o período histórico onde aconteciam as crises coloniais se mostrando uma chance que não poderia escapar .
Imaginem só caso não fosse feito naquele momento, quem teria peito para fazê-la?
Poderíamos esperar como Angola que só se livrou de Portugal há poucas décadas atrás?
Faríamos como Vietnã que se livrou da França apenas em 54?
Não! Nós podemos dizer que mesmo com interesses de elites e grupos econômicos, fizemos nossa independência e que confrontos sangrentos ocorreram sim! Como os da Bahia onde 1500 pessoas morreram.
As províncias entraram em choque, as forças lusitanas não esperavam aquela reação e Portugal sentiu que não teria condições de enfrentar o gigante que surgia até então, foi então que eles partiram para diplomacia.
Fomos umas das primeiras nações a se erguer contra o colonizador.
Do ponto de vista imediato não conseguimos nossa total e plena independência, pois a Inglaterra teve participação fundamental emprestando armas, soldados e dinheiro,e ganhamos uma dívida enorme,porém aproveitamos a chance de ser soberano e fazer a escolha de não ser mais colônia .
E logo em seguida podemos dizer que entramos em quatro conflitos, sendo que saímos vitoriosos em três!
Até aqui devemos ou não comemorar?
Indo mais para frente.
Tivemos o Período republicano que chegou ao poder com um golpe militar.
Passamos períodos turbulentos, mas superamos e chegamos até a Era Vargas.
Falem bem ou falem mal, enquanto a Europa se destruía, nós crescemos e evoluímos nas questões trabalhistas. Demos sorte que Prestes não conseguir ir a lugar nenhum com sua coluna, e não tivemos aqui um regime de genocidas como na URSS.
Contribuímos (varia de opinião) para a vitória dos aliados na segunda guerra e nos firmamos como uma grande Nação Soberana.
Devemos ou não comemorar?
Mais pra frente veio JK que nos deu progresso e uma enorme dívida...
Depois Jânio Quadros e sua mega votação que terminou em decepção com sua renuncia e Jango com suas supostas intenções comunistas numa América Latina que pegava fogo.
Surgem então os tão criticados militares que tomam o poder com apoio do povo e com seus erros e acertos evitam que seguidores de Fidel tomem o poder e façam daqui uma Cuba, sendo assim não temos 70.000 mortes como lá e ainda temos um desenvolvimento econômico que mesmo sendo forçado a altos índices inflacionários nos colocou entre as economias mais importantes do planeta.
Mais uma vez devemos ou não comemorar?
Vem o movimento Diretas Já! Mas apesar da euforia, só conseguimos eleger nosso primeiro presidente em 89. Chorarmos de frustração em meio ao Plano Collor, porém nos erguemos e o Impeachment foi concluído com a voz do povo nas ruas e da Globo ,questões a parte, no final, pelo menos nos livramos de um marajá de alagoas e saímos de pé mais uma vez.
Veio Itamar e em seguida FHC que apareceu como um salvador da Pátria com seu plano Real nos dando estabilidade, porém ao longo de seu mandato vendeu nossa nação por preço de feira em liquidação e ainda tivemos que agüentar os escândalos da SUDENE, SIVAN entre outros... Mas mesmo assim conseguimos sair de pé.
Devemos ou não lamentar? rsrs
Veio lula e alguns depositaram suas esperanças num ex metalúrgico que criticava as elites, porém... Não fez diferente de seu antecessor, escândalos de mensalões ,dinheiro na cueca ,banco oportunity entre outros,porém continuamos firmes.
Surgiu então a crise que abalou meio mundo, mas nós saímos quase ilesos, sobrevivendo a mais uma crise financeira mundial!
No final de tudo isso:
Somos a 9º economia do mundo, primeira economia latino americana, quinto país em extensão do mundo, temos 18% de toda biodiversidade do planeta, temos o nióbio que é o metal que irá revolucionar este século, e hoje somos a 39º nação em qualidade de vida de um ranking de 177 países.
E finalmente devemos ou não devemos comemorar?
Eu posso dizer que sim!
Posso dizer que temos muito mais a comemorar do que Copas conquistadas.
Digo também que Podemos comemorar, mas sempre visando em crescer, melhorar e deixar nossa nação mais digna forte e capaz para nossos filhos e netos, assim como nossos antepassados fizeram!
Nenhum comentário:
Postar um comentário