sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

:: BIG BABACAS BRASIL ::

Hoje o texto que vou postar é sobre uma das coisas que eu mais odeio na televisão brasileira o tão famoso e esperado BBB.
Tive contato com este texto através de um tópico na comunidade Brasil no Orkut.
Foi originalmente postado no blog 13pessoasenganadas e acho que vale a pena conferir a critica feita pelo autor do texto ao reality show. Boa leitura:

''A onda de ignorância coletiva está de volta. O BBB, mediocridade global, chega à 10ª edição com o mesmo formato: palco de conversas inúteis, toscas e superficiais que, ao longo de semanas, vão se transferindo para os lares brasileiros. Sim, porque o programa comandado pelo jornalista e pseudo-intelectual Pedro Bial é uma tentativa de bestialização da população brasileira. Não se fala de idéias, mas de pessoas.

Na verdade, o BBB volta porque dá audiência e, por conseqüência, é altamente rentável. É isso que o povo quer? Numa análise superficial, sim. Mas será que um programa cultural, com conteúdo, em seu lugar, daria ibope? Ou seja, a Globo oferece ao povo o que ela quer que este receba: algo inútil, alienante, patético. Não precisa pensar, trocar idéias. O BBB 10 será assim como foram os anteriores: o telespectador transformado em cúmplice e identificado com a fofoca diária de uma nova geração de anônimos ansiosos por 15 minutos de fama, trancados dentro de uma casa.

Como habitual, a seleção dos participantes foi feita de forma criteriosa a se criar o ambiente de exploração sexual e pornográfica. Na telinha, só as mais belas bundas e corpos sarados. Os milhões que prestaram ao ridículo de se inscreverem para a seleção do programa, coitados... No BBB, nada de gente pobre, sem modos, cabeça-chata, gordos, baixinhos, nem qualquer coisa que lembre o tipo físico característico do brasileiro, composto por uma complexa miscigenação étnica. Afinal, a coisa é como diz Boninho, idealizador do programa: "Ninguém quer ver o que é feio."

Os participantes são escolhidos a dedo, mas a Globo é cruel e desumana a ponto de alimentar as esperanças de milhões de pessoas que ingenuamente acreditam nas inscrições públicas do programa. A lógica é só ganhar dinheiro, e isso já começa por aí. Durante as inscrições para o BBB, o site da Globo é tomado por uma avalanche de acessos diários.

O BBB é um golpe de marketing literalmente sensacional da emissora 'duas caras'. É uma produção de baixo custo, que rende muito dinheiro. A fórmula permite meios de aumentar a receita da corporação, fugindo da tradicional venda de publicidade em seus intervalos. Em parceria com as operadoras de telefonia, arrecadam-se milhões em dia de paredão. Dinheiro suficiente em um único dia, que se investido em causas sociais, daria para mudar os rumos da vida de muita gente.

Além do mais, a Globo vai fazer de pessoas insossas e obscuras, novas celebridades. Vai valer-se delas para em seguida descartá-las. E vai ganhar dinheiro com isso também. E muito dinheiro, vindo do bolso daqueles que aplaudem a própria miséria.

Em tese, assiste o BBB quem quer, mas a massa alienada e dominada pela cultura televisiva de 5ª categoria dificilmente vai abrir mão do show. Quanto tudo estiver terminado, porém, e o povo estiver dando vivas e adorações ao novo Bambam ou Alemão, teremos aí a certeza de que um novo ídolo dos bestializados acabou de surgir.

Na média, há cerca de 29 milhões de ligações votando em algum candidato para ser eliminado. Vamos colocar o preço da ligação a R$0,30 e só, sem impostos e afins. Então, teremos R$8.700.000,00. Isso mesmo! Oito milhões e setecentos mil reais que o povo brasileiro gasta em cada paredão!

Suponhamos que a Rede Globo tenha feito um contrato “50% a 50%”, ou melhor,”meio a meio” com uma operadora de telefonia, ou seja, ela embolsou R$4.350.000,00. Alguém poderia ficar indignado com a Rede Globo e a operadora de telefonia ao saber que as classes menos letradas e abastadas da sociedade, que ganham mal e trabalham o ano inteiro, ajudam a pagar o prêmio do vencedor e, claro, as contas dessas empresas.

Mas o “x” da questão não é esse. É saber que paga-se para obter um entretenimento vazio, que em nada colabora para a formação e o conhecimento de quem dele desfruta. Mostra só a ignorância da população, além da falta de cultura e até vocabulário básico dos participantes e, conseqüentemente, daqueles que só bebem nessa fonte. Certa está a Rede Globo.

O programa BBB dura cerca de 3 meses, ou seja, o “sábio público” tem ainda várias chances de gastar quanto dinheiro quiser com as votações. Aliás, algo muito natural, para quem gasta mais de R$8.000.000,00 numa só noite. Coisa de país rico como o nosso, claro.

Nem a Unicef (órgão das Nações Unidas para a infância), quando faz o programa Criança Esperança, pela própria Rede Globo e com um forte apelo social, arrecada tanto dinheiro. Vai ver, deveriam bolar um “BBB Unicef”. Mas, há dúvidas se daria audiência. Prova disso é que, na Inglaterra, pensou-se em fazer um BBB só com gente inteligente. O projeto morreu na fase inicial, de testes de audiência.

Qual o motivo do fracasso? O nível das conversas diárias foi considerado muito alto, ou seja, o público não se interessaria. Programas como BBB existem no mundo inteiro, mas explodiram em audiência em países de 3º mundo. Um país como o nosso, onde o cidadão vota para eliminar um bobão qualquer, mas não se lembra em quem votou na última eleição. Que vota numa legenda política sem jamais ter lido o programa do partido, mas que gasta seu escasso salário num programa que acredita ser de extrema utilidade para o seu desenvolvimento pessoal e que não perde um capítulo sequer para estar bem informado na hora de “pagar” pelo seu voto.

Que eleitor é esse? Depois, não adianta dizer que político é ladrão, corrupto, safado. Quem os colocou lá? Claro, o mesmo eleitor do BBB. Depois agüente absolvições do Renan Calheiro, aumentos dos IOFs, falências dos sistemas de saúde, epidemias de febre-amarela e dengue... E de quebra, trabalhando igual a um burro mais de 5 meses por ano para sustentar nefastas instituições absolutamente desacreditadas pela sociedade.

Enfim, estamos no início de mais uma temporada do BBB, sigla que reflete, como nenhuma outra, a prostituição de valores de nossa sociedade.

Esteja certo de uma coisa: os iletrados e os aprendizes, vítimas da falência da cultura, da educação e da família, terão dezenas de horas de puro deleite de como ser falso, mentiroso, infiel, hipócrita, leviano, canalha, com todos os derivativos da falta de ética e imoralidade estando à mostra.

Mas o contribuinte não deve ligar mesmo. Ele tem condições financeiras de juntar dinheiro para ligar em um paredão ao invés de comprar um livro de literatura, filosofia ou de qualquer entretenimento televisivo relevante para melhorar a sua articulação, a sua autocrítica e a sua consciência.''


“A ignorância é a mãe de todos os males.”
François Rabelais (1483-1553), escritor e padre francês


Post feito por Petit ♥


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