sábado, 19 de fevereiro de 2011

:: MISCIGENAÇÃO? ::

Prezados, saudade do meu espaço aqui e de postar para os senhores.
Desculpem-me a demora, estava sem tempo e sem criatividade pra ser bem sincera.
Bom vamos ao que interessa, o assunto de hoje é fruto de algo sugerido pelo meu amigo no messenger: Fale sobre as suas conclusões a respeito do povo brasileiro.
Para ser sincera decidi fugir um pouco do assunto foco, neste primeiro post de 2011, pois é um tanto quanto complexo e requer estudo e tempo para reflexão.
Desta forma decidi hoje tratar sobre um outro assunto que envolve o nosso povo e falar sobre a miscigenação, característica presente em nossa cultura.


Miscigenação consiste na mistura de raças, de povos de diferentes etnias, ou seja, relações inter-raciais.
Poucos lugares do mundo possuem o grau de abertura para o novo como o Brasil. A base dela é justamente a democracia racial que se construiu ao longo dos séculos.

O culto pelo preconceito racial de parte da elite, que vigora de maneira muito mitigada (se comparado por exemplo aos Estados Unidos ou à Europa), permitiu a construção de uma democracia política num País que tinha tudo para não possuí-la.
Sobre a base miscigenada inicial foi montada uma sociedade escravista. Mas que, apesar de escravista, nunca conseguiu eliminar o costume já tornado tradicional - e que podia ser visto a cada dia em filhos de brancos com negros, negros com índios, mulatos com brancos, brancos com índios.
Esta gente, condenada como inferior, conseguiu transformar a condenação em identidade, no momento da Independência.

Uma identidade tão forte que não houve divisão no território, pesar das disputas políticas. Pelo contrário, a Nação foi construída com base em arranjos que muitas vezes pareciam disparatados aos olhos europeus.
A sociedade de escravos foi capaz de se transformar, absorvendo uma imensa quantidade de imigrantes e, mais que isso, fundindo-se com eles. O hábito de considerar atraente qualquer possibilidade matrimonial, independente de origem étnica, conseguiu prevalecer sobre a tendência ao fechamento, que marcava a maior parte dos grupos imigrantes. E assim como absorve pessoas de fora sem perder sua identidade, o Brasil absorve empresas. A primeira empresa de capital estrangeiro do País instalou-se em 1825, e funciona até hoje. Nunca uma empresa de propriedade de estrangeiros teve qualquer alteração em seu regime de propriedade fora dos estritos termos da lei.

Essas são apenas algumas das conseqüências da estruturação fundamentalmente democrática do País. O Brasil é uma das últimas províncias da terra onde ninguém é estrangeiro, onde é possível mudar um destino sem perder a identidade. E é essa, justamente, a característica que faz com que muitos o chamem de "país do futuro": Talvez agora o Brasil possa ser visto como semente de uma realidade cultural onde o orgulho de grupo não está acima da possibilidade de aceitar o novo.

FONTE: meubrasil.inf.br/Info/OBrasil-Embratur2000.htm


Post feito por Petit ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário