sábado, 4 de junho de 2011

:: Marcha das Vagabundas ::


Depois de uma semana dormindo cerca de 3 (três) horas por dia, me alimentando mal, trabalhando até tarde e estudando como nunca, chegou o final de semana para recarregar minha bateria. Acordei tarde tomei meu banho, café da manhã, almocei, atualizei meu Iphone e resolvi pesquisar algum assunto para postar no blog. Como de costume acessei alguns sites de notícia para me inspirar e eis que me deparo com a seguinte notícia no site do estadão falando de uma matéria do Jornal da Tarde com a seguinte manchete: “Paulista recebe a marcha das vagabundas” me espantei com a notícia e resolvi ler para saber do que se tratava. Tal manifestação é inspirada em um protesto realizado no Canadá, o slutwalk. Detalhe da notícia: “mulheres irão protestar contra a violência e pelo direito de vestir o tipo de roupa que gostam, mesmo as mais sensuais, sem serem acusadas de provocar o estupro ou outras formas de violência sexual. Manifestantes prometem usar o que há de mais provocativo em seus guarda-roupas.”.
Concordo com fato de uma mulher se vestir de forma sensual não pode servir como justificativa para nenhum tipo de violência, mas expor o nome a mulher dessa forma também não é uma solução sensata de combater esse problema que é tão sério.
Nós mulheres precisamos aproveitar essa oportunidade de sermos livre de outra forma. Muitas mulheres na atualidade são escravas de estereótipos e muitas vezes se permitem colocar numa posição em que são usadas na mídia e no cotidiano como objetos.
Um dos comentários da matéria explicitou algo que eu concordo plenamente:

04/06/2011 - 12:05
Enviado por: Eugenio Santos
"... O dogma do “poder fazer o que quiser” acaba por levá-las a fazer o que os outros querem. Triste realidade."

Acho sim que as mulheres devem se manifestar e buscar o respeito e sua colocação na sociedade, mas acredito que este não é o caminho mais adequado.
Todos possuem a liberdade de se vestir como querem, mas é tudo questão de bom senso. Usar um decote e mina saia na balada é uma coisa, usar no ambiente de trabalho é outra.
Essa manifestação mais me parece uma exposição desnecessária da figura sensual da mulher do que um protesto contra a violência.
É nosso dever protestar? Claro que é mas não precisa ser de forma ridícula e apelativa né?

Link da matéria para quem quiser conferir : Blog do Jornal da Tarde


Post feito por Petit ♥

2 comentários:

  1. Interessante este artigo!

    Tinha ouvido falar dessa “Marcha das vagabundas”, mas confesso que não me interessei em ler a respeito.

    Porém, ao chegar aqui e ler esse artigo, pude concluir a que ponto chega o modo de raciocinar de algumas mulheres hoje em dia.

    Não sou de modo algum favorável a imposição de que as mulheres devem usar esse ou aquele tipo de roupa, contudo, acredito que deve haver um bom senso da parte das próprias mulheres. Concordo com a visão mostrada no artigo, não é muito legal uma mulher usar decotes provocantes ao extremo ou mini saia na faculdade e no ambiente de trabalho, mas não vejo problema algum uma mulher usar esse tipo de vestimenta quando ela vai a uma balada, ou então se vestir de forma mais “provocante” para agradar o namorado.

    Agora, é realmente lamentável como algumas (na verdade muitas) mulheres vêm se deixando usar hoje em dia como simples objeto. Muitas acreditam que poder usar mini saia em tudo quanto é lugar é uma forma de liberdade. Acho isso um equivoco. E o amigo que postou as palavras “... O dogma do “poder fazer o que quiser” acaba por levá-las a fazer o que os outros querem. Triste realidade”, conseguiu resumir perfeitamente a questão.

    É triste ver como as mulheres não percebem que hoje em dia a todo um apelo, na musica, nas roupas e etc, que visa unicamente usa-las como objeto. Basta ver, por exemplo, um dos “ritmos” musicais do momento, não por ser de qualidade, mas é o que mais se escuta por ai, uma porcaria de uma batida rítmica, com letras idiotas que não falam nada com nada e só tem apelo sexual, fazem apologia a criminosos e a vida bandida, e rebaixam a mulher ao nível do esgoto, como se as mulheres fossem pura e simplesmente um objeto sexual e nada mais que isso... Funk da cachorra, funk da piranha, e por ai vai... E o mais lamentável é ver que muitas mulheres dançam e apreciam esse tipo de musica.

    Acho que isso vem de encontro a uma declaração data pelo ex deputado Clodovil Hernandes, que causou muita polemica na época: “Eu adoro mulher, mas as mulheres de hoje estão ordinárias, sem categoria, são mulheres que perderam a referencia da dignidade, mulheres que trabalham deitadas e descansam em pé”. Muitas pessoas o criticaram, dizendo que foi uma ofensa as mulheres. Não considero que foi uma ofensa, e não acho que ele tenha generalizado, penso que só as mulheres que se enquadram nesse perfil é que realmente se sentiram ofendidas, porque as mulheres descentes, equilibradas e com bom senso, não se sentiram depreciadas pela declaração dele. Eu acredito que o que ele transmitiu é justamente a falta de postura e bom senso que falta as mulheres hoje.

    Reitero, sou contra a imposição de um patrão de vestimenta as mulheres, agora dizer que liberdade é o direito de poder usar a roupa que quiser, a hora que quiser e principalmente no ambiente que quiser, não é liberdade, esta muito mais pra libertinagem.

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante esse seu post.
    Apesar de nao gostar do titulo do protesto como marcha das vagabundas, acredito que ainda exista muita violencia contra a mulher e isso é um cancer pra sociedade.
    A violencia contra a mulher é um marco aqui na Italia aonde moro tambem.Homem que mata mulher quando nao os filhos juntos e se suicida.

    Ao mesmo tempo temos a mulher brasileira que aqui se submete a tudo,ainda faz sexo com os caras,é chamada de prostituta e faz cara de simpatica.

    Acredito que o papel de responsabilidade da mulher na sociedade é unico, visto ela assim como podendo ter o homem que quiser, saber se valorizar e educar o filho.Quem é de paises com exterotipos formados negativamente,sofre o dobro.

    Aqui ja vi o funk dança de bunda na TV italiana e me senti envergonhado de ter ainda mulher desse tipo que faz apologia ao que a maioria diz detestar confundindo criticas legais com preoconceito e machismo.

    Existe hora pra tudo e querer usr uma roupa curta so porque a mulher e quer provar algo,é absurdo e infantil sem noçao da realidade do nosso mundo.Seria como vestir ouro em um bairro perigoso so pra dizer que vc é livre.

    Parabéns.
    Druida

    ResponderExcluir