segunda-feira, 19 de abril de 2010

:: ÍNDIO ::

Em 1943, o presidente Getúlio Vargas criou por meio de decreto-lei o Dia do Índio. A data escolhida, 19 de abril, é uma homenagem ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu no México três anos antes. Mas, índio precisa de data? A questão me remete à letra irreverente da música “Curumim Chama Cunhatã Que Eu Vou Contar” de Jorge Ben Jor e Tim Maia, que diz que “todo dia, toda hora, era dia de índio… Mas agora eles só têm um dia”.

Infelizmente, não é só o índio que precisa de data para ser lembrado. Não à toa, outros grupos que são ou foram de certa forma esquecidos têm sua data. Não me deixa mentir o dia das mulheres, das crianças, e tantos outros. A questão é: como não esquecer do índio, de sua realidade, cultura e arte nos outros 364 dias?

Ter ou não um dia específico para “lembrar” a importância do índio para a sociedade se torna uma discussão pequena se comparada à imensa contribuição que a escrita tem dado. Seja por meio da literatura indígena, escrita por índios, ou pela indianista, escrita por especialistas no assunto.
Vamos usar esse dia para refletir pois é “resgate” não só dos costumes ancestrais desse povo, mas, também da nossa própria história!


fonte: http://cultura.updateordie.com/literatura/2009/04/19/o-dia-do-indio/




Post feito por Petit ♥


2 comentários: