terça-feira, 20 de abril de 2010

:: TIRADENTES ::



''Se todos quisermos, poderemos
fazer deste país uma grande
nação.Vamos fazê-la''


Tiradentes


Não poderíamos deixar de prestar nossa homenagem e nossa reverência à data de 21 de abril e à memória do protomártir da Independência do Brasil, o Alferes de Milícia Joaquim José da Silva Xavier - o Tiradentes.
Único condenado à morte e enforcado no Campo da Lampadosa, no Rio de Janeiro. Patrono da Polícia Militar de Minas Gerais. Cometeu um crime hediondo: quis ver o Brasil independente de Portugal. Pagou o preço do sonho com a vida.
Será? O povo brasileiro ainda se lembra de Tiradentes ou ele virou apenas um sinônimo de feriado?

Em 1789, surgiu na cidade de Vila Rica, atual Ouro Preto, a Inconfidência Mineira, movimento revoltoso, personalizado no Alferes Joaquim José da Silva Xavier - Tiradentes - a favor da emancipação do Brasil da Corte Portuguesa. Seu envolvimento com a Inconfidência aconteceu após uma viagem ao Rio de Janeiro, em 1787, quando entrou em contato com as novas idéias políticas e filosóficas recém-chegadas da Europa.
Ao voltar para Vila Rica, em 1788, passou a divulgar em público os propósitos do movimento mineiro. Militares, escritores de renome, poetas famosos, magistrados e sacerdotes tomaram parte nos planos de rebelião.

Os conspiradores pretendiam proclamar uma República, com a abolição imediata da escravatura, procedendo à construção de uma universidade, o desenvolvimento da educação para o povo, além de outras reformas sociais de interesses da coletividade.
Em 1789 a conjuração foi denunciada. Para a maioria dos cerca de vinte presos, foram três longos anos no cárcere, aguardando o julgamento. Em 1792, foram condenados ao exílio na África e só Tiradentes, foi condenado à morte na forca.
Só em 1822 Tiradentes foi reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira e em 1865 alçado a condição de Patrono Cívico da Nação Brasileira.

Convém ressaltar que os milicianos de hoje, mesmo que anonimamente, ao defenderem os direitos à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; nas ruas, nas cidades e nos campos, o fazem com o risco da própria vida, consoante o juramento perante o pavilhão nacional, como o exemplo de Tiradentes, ao defender os ideais da Pátria, em prol da Justiça e da Liberdade.
Lembremo-nos de que, se ontem a responsabilidade era de reunir esforços para criar a pátria, hoje ela nos revela o encargo de mantê-la íntegra e independente e o esforço para que seja preservada a ordem e a segurança que são instituições mestras a que se assentam o progresso e a justiça social.
Tiradentes, portanto, será sempre um referencial de dever e de honra para todos nós.



Texto adaptado da homenagem feita pelos PMSC
http://www.pm.sc.gov.br/website/rediranterior.php?act=1&id=486



Post feito por Petit ♥



Nenhum comentário:

Postar um comentário