terça-feira, 15 de setembro de 2009

:: CULTURA ::


ilustração de Sônia Barreto

A cultura é somatória de costumes, tradições e valores, um jeito próprio de ser, estar e sentir o mundo, ‘jeito’ este que leva o indivíduo a fazer, ou a expressar-se, de forma característica.
A solução cultural é a melhor arma de que dispomos para combater os graves problemas socioeconômicos de nosso país, pois a cultura interfere na auto-estima de maneira surpreendente, atribuindo valor, identidade, disciplina e motivação para mudar. A cultura proporciona prazer em SER, FAZER e PERTENCER, sendo este o prazer sadio do bem viver, força capaz afastar os excluídos sociais do prazer das drogas e da tendência autodestruição.
O indivíduo comprometido com a cultura é feliz, portanto, pois sua vida adquire um significado útil.
Em torno do ideal cultural é possível unificar toda uma nação e motivá-la para um importante trabalho de desenvolvimento social – lembremos o que ocorreu em diversos países após a Segunda Grande Guerra.

Este é ou deveria ser o objetivo da sociedade humana: o bem estar do grupo alicerçado na felicidade de cada um!

Atualmente esta em curso no Brasil um projeto chamado Plano Nacional de Cultura (PNC). A construção do plano foi iniciada em 2003 e deve ser aprovado na Câmara até o dia 23 de setembro e visa um maior investimento na cultura do país , no mínimo 2% do orçamento que atualmente não chega a 1% dos recursos da União.
O Plano terá a duração de dez anos e sua implementação e monitoramento será feito pelo Ministério da Cultura que desenvolverá o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais. Serão realizadas revisões periódicas com vistas à correção de deficiências e distorções, sendo que a primeira será realizada após quatro anos da promulgação desta Lei.



Fonte: Texto da Dra. Sonia Regina Rocha Rodrigues:
''A Importância da Cultura na formação do cidadão''
+ Site: redebrasilatual.com.br


Post feito por Petit ♥



Nenhum comentário:

Postar um comentário