sábado, 12 de setembro de 2009

:: Tropicalistas = Hippies ::

Tropicalismo foi um Movimento cultural do fim da década de 60 que, ao fazer uso de deboche, irreverência e improvisação, se incorpora na música popular brasileira, até então dominada pela estética da bossa nova. Liderado pelos músicos Caetano Veloso e Gilberto Gil, o tropicalismo adota as idéias do Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade. Baseia-se na contracultura, com a utilização de valores diferentes dos aceitos pela cultura presente.
Para os tropicalistas , a música deveria conter os antagonismos presentes na cultura brasileira, o popular e o erudito, a tradição e a vanguarda, o pop e o folclórico. Levar em conta que estávamos vivendo um processo de modernização e com isso, a música deveria se modernizar também, aceitando elementos da cultura jovem mundial como psicodelia e guitarra elétrica, mas sem esquecer o regional. Como Gil mesmo afirmou: “O Tropicalismo surgiu mais de uma preocupação entusiasmada pela discussão do novo do que propriamente como um movimento organizado”
Entre os principais críticos ao tropicalismo, encontra-se, Tinhorão, que vê no movimento tropicalista uma cópia da música americana e uma negação do que seria a verdadeira e pura musica popular brasileira de raiz.

Para Valter de Azevedo outro crítico, os tropicalistas não passavam de "hippies", que depois da febre vermelha dos anos 60, transformaram-se (através de grande campanha publicitária) em mitos da M.P. B gerando deturpações de valores.

Ser hippie é ser cidadão do mundo, ou seja, não ser brasileiro, é renunciar a sua identidade nacional. O hippie é adepto das drogas, ao "amor" livre, sem responsabilidades e sem regras morais.

A verdade é que o Tropicalismo nada mais foi que um movimento cafona que não contribui para nossa identidade cultural. Na tese de conquista da modernidade pelo simples alinhamento às características de outras culturas.


Fontes: texto de Ralph Schibelbein "Tropicalismo: uma interpretação do Brasil"
Texto escrito de Valter de Azevedo A MPB na esquerda


Escrito por Petit ♥

3 comentários: