sexta-feira, 13 de novembro de 2009

:: BLECAUTE::

Era noite na terça feira quando aconteu o APAGÃO palavra já esquecida de nosso vocabulário usual, estava eu no meu computador quando tudo desligou aqui em casa e na casa de outros milhares de brasileiros.Concordo com a frase em que se afirma que é na falta em que a gente aprende a valorizar as coisas.
Luz faz falta e muita falta.Somos dependentes da energia elétrica para quase tudo hoje em dia e na terça feira percebi como sou infeliz sem luz elétrica :(
Até agora não sei se foi o clima, os hackers, falha técnica do próprio sistema...
Vamos esperar pra ver qual a desculpa desta vez...


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que apenas as investigações vão determinar as causas do apagão que atingiu 18 Estados entre a noite de terça e a madrugada de quarta (11). Ele descartou a possibilidade de sabotagem.
Para o presidente, todas as hipóteses para o blecaute apontadas até agora são "achismo". Lula afirmou que a análise das causas não é uma questão política, e sim técnica.

O presidente também afirmou que está acompanhando de perto as investigações sobre o caso e que já se encontrou com representantes da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e outros órgãos responsáveis. Ele diz que espera a conclusão das investigações para afirmar, de fato, quais foram as causas do blecaute.

Lula também afirmou que as pessoas gostam de falar sobre o apagão como se fosse culpa do governo federal, como acontecia no caso do acidente da TAM, ocorrido em julho de 2007, disse ele. O presidente ainda destacou que, posteriormente, as investigações mostraram que se tratou de falha humana.

Investigação

Nesta sexta, o corregedor do Senado, Romeu Tuma (PTB-SP), apresentou oficio à Mesa Diretora da Casa com o pedido para que a Polícia Federal seja convocada a participar das investigações sobre o apagão. No ofício dirigido ao ministro Tarso Genro (Justiça), Tuma argumenta que a PF tem peritos qualificados para investigar o ocorrido no local onde supostamente houve o corte de energia.

O blecaute, que atingiu 18 Estados e parte do Paraguai, durou aproximadamente quatro horas, de acordo com o governo federal.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, descargas atmosféricas, ventos e chuvas muito fortes na região de Itaberá (SP) foram a causa do desligamento de três linhas de transmissão e o consequente desligamento da usina hidrelétrica de Itaipu.

O MPF (Ministério Público Federal) abriu um procedimento administrativo para apurar as causas e os responsáveis pelo blecaute. A Procuradoria pediu explicações ao Ministério de Minas e Energia, ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e Itaipu Binacional.

Oposição vai convocar Dilma para dar explicações sobre apagão no país

Líderes oposicionistas querem que a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e o ministro Edson Lobão (Minas e Energia) prestem esclarecimentos sobre o blecaute. No Senado, a ideia é convocar a ministra na Comissão de Infraestrutura. Argumentam que o pedido se justifica porque Dilma foi ministra de Minas e Energia por mais de três anos.

Como munição contra a ministra, a oposição tem engatilhado um acórdão assinado pelo TCU (Tribunal de Contas da União), encaminhado em julho de 2008 para a Casa Civil, para que fosse verificada a adequação da estrutura dos órgãos ligados ao setor elétrico, inclusive do próprio Ministério de Minas e Energia, para o planejamento, expansão e regulação e desenvolvimento da área, para afastar os riscos de um apagão de energia.
Os oposicionistas prometem unir forças para mostrar que o governo Luiz Inácio Lula da Silva não teve o êxito propagado no que diz respeito à administração do sistema elétrico nacional.

fonte: folha.uol.com.br


Post feito por Petit ♥


Nenhum comentário:

Postar um comentário