terça-feira, 10 de novembro de 2009

:: Brasil e Israel : acordo na área de DEFESA ::

Em conversa reservada nesta quarta-feira, o presidente de Israel, Shimon Peres, e o ministro Nelson Jobim (Defesa) sinalizaram a intenção de fechar um acordo de cooperação entre os dois países de combate ao terrorismo e reforço das ações da paz no mundo.
Jobim entregou cópia do plano de defesa nacional e disse que a reorganização das Forças Armadas para se adaptar ao novo cenário mundial que não é mais de guerras convencionais, mas de guerras irregulares e sem uniformes.

"O país está elaborando um plano nacional de defesa. A reorganização não só pra garantir a soberania do Brasil, mas também para evitar as ameaças não convencionais. Há espaço para um grande entendimento com Israel. Saímos de um mundo bipolar, fomos para unipolar e agora estamos num momento de multipolaridade que exige compromisso maior com a paz e capacidade de dissuasão", disse.

Peres destacou ao ministro a importância das relações internacionais do governo Lula e disse que não há espaço no mundo para o terror irresponsável.
A imprensa presenciou parte da conversa, na qual o presidente de Israel destacou os investimentos de seu país em tecnologia.
"As guerras tradicionais acabaram, mas agora a ciência não tem fronteiras e as distâncias ficaram menores, nesse contexto temos que ter compromisso de não colocar em risco a vida das pessoas pelo terror irresponsável. Israel é um país pequeno, não tem como virar uma grande indústria, mas tem condições de desenvolver na pesquisa e na ciência", disse.

Fonte: folha.uol.com.br


Post feito por Petit ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário