terça-feira, 3 de novembro de 2009

:: Dia do VOTO FEMININO ::

Selo Comemorativo - Homenagem a mulheres brasileiras:
Elis Regina, Clementina de Jesus, Dulcina de Morais, Clarice Lispector e as aviadoras Thereza de Marzo, Anésia Pinheiro e Ada Rogado


No mês de novembro comemoramos conquistas importantes para o povo brasileiro, entre elas o dia da Proclamação da República e do voto feminino. Com a República, foi implantado no País o federalismo, o sistema presidencialista, a independência dos poderes. Foi o fim da hierarquia baseada no nascimento e na tradição da família, que foi substituída pela forma republicana e pela democracia.
O direito do povo escolher seus governantes também passou por várias mudanças.Hoje no Brasil o direito ao voto é assegurado a todos os cidadãos maiores de 18 anos. Mas nem sempre foi assim. Em 1822, um pouco depois da independência do País, só votavam os homens brancos e ricos. Os pobres não tinham esse direito, e os negros eram escravos, portanto serviçais, as mulheres nem pensar.
Apesar de não conseguir detectar o porquê do dia 03 de Novembro ser considerado o Dia do Voto da Mulher no Brasil, há várias referências à data.
Em 1893, a Nova Zelândia se tornou o primeiro país a garantir o sufrágio feminino.
No Brasil foi fruto de uma longa luta, iniciada antes mesmo da Proclamação da República, foi ainda aprovado parcialmente por permitir somente às mulheres casadas e às viúvas e solteiras que tivessem renda própria, o exercício de um direito básico para o pleno exercício da cidadania.
No Brasil a luta pelo sufrágio universal continuou em 1910, com a fundação do Partido Republicano Feminino, por Deolinda Daltro, na Cidade do Rio de Janeiro e com a criação da Liga pela Emancipação Intelectual da Mulher, por Bertha Lutz, em 1919. Em 1928, o direito de voto das mulheres é conquistado no Rio Grande do Norte e depois estendido a nove estados brasileiros, até que, em 1932, é incorporado ao Código Eleitoral e, em 1934, à Constituição Brasileira.

Fonte: usp.br
sst.sc.gov.br
taniadefensora.blogspot.com



Post feito por Petit ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário