segunda-feira, 16 de novembro de 2009

:: FOME ::

A ONU emitiu um relatório anunciando que neste ano o mundo iria ter mais de um bilhão de indivíduos desnutridos, com um aumento na ordem de 100 milhões somente em 2009, e segundo a Organização a crise mundial foi a responsável pelo agravamento desta situação. A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação – FAO, emite anualmente um relatório sobre a segurança alimentar no planeta, e ela adverte as nações que pela primeira vez em toda a história da humanidade a barreira de um bilhão de seres humanos sofrendo de desnutrição alimentar será superada, um marco que não deve ser comemorado, ao contrário, exige medidas sérias, urgentes e efetivas. O aumento do número de desnutridos somente em 2009 deve ser na ordem de 11%, o que significa 1,02 bilhões de pessoas com fome no mundo.

Nesta semana durante a abertura da Cúpula Mundial de Segurança Alimentar, em Roma, o diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), Jacques Diouf, lembrou que a produção mundial de alimentos precisa crescer 70% até 2050 para atender às futuras demandas da população. Mas destacou que entre os países emergentes o desafio é maior: "nesses países é preciso dobrar essa produção para atender a demanda".
Diouf destacou, durante o discurso, que para eliminar a fome no mundo é preciso investir US$ 44 bilhões em infraestrutura e tecnologias para aumentar a produção agrícola. Ele afirmou que essa é uma "pequena quantia" comparada aos recursos aplicados no setor em países como os Estados Unidos. Diouf destacou que países da América Latina e da Ásia têm conseguido reduzir o percentual de pessoas subnutridas em seus territórios.




O homem moderno viaja até a lua, faz pesquisas sobre água em marte e outros planetas, lança sondas para fora do sistema solar, decodifica o DNA humano, é capaz de reproduzir clones animais e até humanos, tem um arsenal atômico capaz de destruir a terra dezenas de vezes, inventou a internet e colocou o mundo em conexão em tempo real. O homem escreve pinta, se comunica, alguns são capazes de dar a vida ou matar por seus ideais, por cobiça e também sem nenhuma razão, o homem salva milhares de espécies de animais e em 100 anos extinguiu metade da fauna do planeta, além dos desastres ambientais causados pela grande poluição. O ser humano é muito complexo, inteligente e burro também, pois mesmo com toda essa evolução ele não consegue alimentar seu povo através da agricultura, uma das descobertas mais antigas da humanidade! De quem é a culpa da fome? Alguns vão responder: do capitalismo; da globalização; dos transgênicos; do aquecimento global; da FAC; da EU; da política protecionista, da falta de políticas; da regulação do mercado; da falta de regulação; da crise econômica mundial... Mas não será mesmo culpa da estupidez e da desumanidade do próprio homem?


Fonte: bicodocorvo.com.br
folha.uol.com.br

Post feito por Petit ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário