domingo, 1 de novembro de 2009

:: CIVILIDADE ::


Civilidade é o respeito pelas normas de convívio entre os membros duma sociedade. Segundo o dicionário é uma observação das conveniências, das boas maneiras em sociedade; cortesia, urbanidade, polidez.


Podemos notar que o ser humano, tem-se degenerado nos últimos anos, as leis, os princípios, a moral, os bons costumes, o respeito pelo outro ser humano, o amor ao próximo, a solidariedade, a caridade e muitas outras coisas básicas, têm sido deixados de lado, o ser humano rouba, engana, mata, corrompe, é corrompido, mente, é a lei do quem pode mais chora menos, como nunca na história.

O ser humano de modo geral é vaidoso, egoísta, narcisista, ansioso por poder e dinheiro, capaz de enganar, de mentir, para conseguir seus objetivos.
Deus deu ao homem o livre arbítrio, o poder de decidir o que ele quer fazer, o ser humano pode fazer tudo o que lhe aprouver, mas é preciso saber que terá que dar conta de seus atos, todos eles, senão hoje, amanhã ou depois, mesmo depois da sua morte, algum dia Deus vai cobrar suas atitudes.
É preciso ter inteligência para ver que: "tudo posso, mas nem tudo me convém".
Quando analisamos que "nem tudo me convém", então estamos sendo inteligentes, estamos procurando discernir entre o bom e o ruim.
Não entre o que é do bem ou do mal, mas o que é bom ou mau para nós mesmos.
Quantas vezes tomamos decisões que depois nos arrependemos?
O arrependimento não minimiza nossas dores, nem nos redime dos nossos atos impensados, poderá contudo nos levar a remissão da nossa falta.
Quantas vezes fazemos coisas que sabemos não serem certas?
Toda vez que insistimos em fazer uma coisa que sabemos não ser correta, mas que nos trará alguma vantagem ou prazer, devemos levar em conta as conseqüências do nosso ato e toda a responsabilidade que isso nos acarretará, em tudo há risco e temos um preço a pagar por cada atitude nossa.
Quantas vezes decidimos assumir os riscos de nossas decisões, mesmo sabendo que não são adequadas?
Nossa vida é um jogo, passamos o tempo todo blefando, tentando enganar a sorte, tentando enganar a nós mesmos, dizemos: Sei que estou errado, mas vou fazer assim mesmo, assumo a responsabilidade e as conseqüências depois.

Engana-se quem pensa que civilidade é uma matéria relacionada a senhores pomposos e mesas cobertas de talheres esquisitos. Mas é verdade que o tema foi tratado por cavalheiros com quilometragem de pelo menos alguns séculos. Tudo o que disseram, porém, sobre a necessidade de convenções sociais para promover a boa convivência e administrar conflitos permanece de urgente contemporaneidade. Quando Schopenhauer, o gigante da filosofia alemã do século XIX, dizia que as pessoas deveriam seguir o comportamento do porco-espinho - se fica muito perto de seus pares, morre espetado; se fica muito longe, morre de frio -, não estava pensando no uso do telefone celular em público, mas bem que poderia. Thomas Hobbes, um dos gênios do pensamento político produzidos pela Inglaterra, constatou no século XVII que em estado natural, sem as construções sociais, "a vida do homem é solitária, pobre, sórdida, embrutecida e curta". Em outras palavras, um congestionamento em São Paulo em dia de chuva. Por isso, emergem leis necessárias, entre as quais que "os homens cumpram os pactos que celebrarem" (e não parem em fila dupla, por exemplo) e "não declarem ódio ou desprezo pelo outro por atos, palavras, atitude ou gesto" (e não façam perfis falsos na internet).

Enfim, falta-nos algo, falta-nos solidariedade, respeito, disciplina e cidadania, entre outras coisas, o desejo sincero de obedecer antes de ser obedecido.
Pensemos um pouco em nossos semelhantes, analisemos nossas atitudes para com eles, reflitamos no que temos feito e ficaremos envergonhados conosco.
Sejamos generosos, cumpramos antes com nossos deveres de cidadãos, depois de faze-lo, então tomemos posse de nossos direitos. Certamente a sociedade e o mundo serão bem melhores.



Fonte: dicio.com.br
overmundo.com.br
veja.abril.com.br

Post feito por Petit ♥


2 comentários:

  1. O ser humano é vaidoso, egoista...mau pela própria natureza?
    Bom, se acreditas em deus, diz que ele nos fez mau??
    Oras, você anula assim a importância da cultura, da sociedade, das relações sociais, do contexto sócio-historico, logo não conseguirá ver mudanças, pensar que o ser humano é ruim pela natureza, é dizer que foi assim e sempre será, Amém. Vejo mais como um fruto dos seus meios de relação, não há como culpar unicamente um individuo...Sim, melhorar o individuo é necessário, mas como fazemos quando a todo momento há na midia, nas escolas, na familia e etc valores burgueses? Crescer na vida significa ganhar mais dinheiro? Vida estável, carro, casa...serão sempre valores individualista, da competição. Quando será passado valores comunitários? Quando aquele que tem casa lutará juntamente com aquele que não tem para assim conseguirem melhores condições de vida digna d existencia? Quando deixarão de aceitar que 10% da renda brasileira vai para 80%??
    Em uma sociedade cujo o sistema economico se baseia no meio de produção capitalista é de se esperar tais comportamentos no cotidiano.

    ResponderExcluir
  2. Creio muito em Deus por isso continuo em minha luta.
    Não acredito que o Homem seja mau por natureza acredito que Deus nos criou a todos da mesma forma.
    Apenas tento enfatizar a importancia de se viver em Sociedade atravez de um texto que deixa claro como é a civilidade deve ser algo presente em nossas vidas pois apesar de algumas regras de convivencia não estarem prescritas na lei estão presentes em nossas tradições e nossa cultura.

    ResponderExcluir