sábado, 14 de novembro de 2009

:: PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA ::


Em 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca promoveu a Proclamação da República do Brasil, pondo fim ao período imperial e instaurando no país um novo sistema de governo - a República Federativa.
Mas os ideais republicanos não nasceram neste período. Começaram a mobilizar a opinião pública desde 1870, com o fim da Guerra do Paraguai. Ao movimento abolicionista anexaram-se a propaganda republicana e as inquietações do setor militar, fortalecido pelo êxito na guerra.
O Manifesto Republicano, lançado no Rio de Janeiro no final de 1870, defendia um regime presidencialista, representativo e descentralizado.
As campanhas republicana e abolicionista caminharam paralelamente, e a abolição representou um golpe fatal para o Império, que perdeu o apoio dos escravocratas.
Uma conspiração entre as camadas urbanas, os fazendeiros paulistas e o exército desembocou no golpe militar que proclamou a República.

Algo que poucos têm conhecimento é que o golpe foi idealizado pelo Maçon Deodoro da Fonseca.
Levando em conta que D Pedro II dava total liberdade de imprensa, incentivo a ciência e educação e ainda iniciou as etapas para a realização do fim da escravidão no Brasil através de Leis como a do ventre livre ( que declarava condição livre aos filhos de mulher escrava nascidos desde a data da lei) e a lei Don Sexagenário (aonde os escravos com mais de 60 anos eram libertados) podemos até nos questionar se valeu a pena, a repentina mudança de Império para República.

Mas como um movimento que começou com um manifesto de apenas 57 pessoas, (uma minoria absoluta) sem qualquer comprometimento com os reajustes sociais da época conseguiu depor um Imperador?
Podemos dizer que eles apostavam na morte de Dom Pedro II ,para que através de um plebiscito impediriam que Princesa Isabel governasse , fato que não aconteceu.
Foi nessa época os republicanos começaram a conspirar e um dos principais erros de Pedro II foi não ter dado a devida importância ao aviso de Marquês de São Vicente de não deixar os republicanos ingressarem em cargos públicos,alem de não se importar com os ataques feitos em revistas e jornais, Dom Pedro II sempre foi a favor da liberdade plena de imprensa e talvez justamente por isso tenha perdido muito prestígio e apoio na época.
Algo que devemos considerar também é o fato em que é que muitos fazendeiros descontentes com as políticas contra a escravidão se juntaram aos republicanos, dando maior força e notoriedade também para o Partido.
Não podemos nos esquecer da Maçonaria, que, também viu na queda do Imperador uma oportunidade de crescer , pois basicamente todos os envolvidos no Golpe eram maçons , de Deodoro da Fonseca até Floriano Peixoto,Benjamin Constant, Rui Barbosa, Aristóteles Lobo e Demétrio Ribeiro.
Através desse golpe (sem o uso da força) O Império se tornou República. Durante o Período Republicano tivemos diversas revoltas, Revolta messiânica, revolta da chibata, Guerra de canudos etc.
A Proclamação da República consolidou os interesses de uma nova elite composta, principalmente, por grandes cafeicultores. A princípio, para a população, não houve grandes alterações no dia-a-dia, pois os três primeiros presidentes civis haviam sido conselheiros do Império. Mas aos poucos, a economia agrícola foi substituída pelas indústrias.




A Bandeira do Brasil

A atual bandeira do Brasil foi desenhada por Décio Vilares, a partir de projeto de Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, na mesma noite do dia 15 de novembro. Eles substituíram os emblemas do Império pelo lema Ordem e Progresso, representaram o céu estrelado do Rio de Janeiro naquela noite, com uma estrela para cada província e mantiveram o fundo verde, o losango amarelo e o círculo azul da bandeira Imperial. A bandeira foi oficializada no dia 19 de novembro de 1889, que se tornou o Dia da Bandeira. Antes dessa, o Brasil teve mais onze bandeiras, se contarmos as portuguesas, hasteadas desde 1500.


Fonte: Nova Enciclopédia Ilustrada Folha
criancafazarte.com.br

Post feito por D balboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário