sábado, 7 de novembro de 2009

:: TSE vai recadastrar por impressão digital ::

O Tribunal Superior Eleitoral quer que 1.033.057 de eleitores de 43 cidades do Brasil passem pelo recadastramento biométrico - identificação por meio das impressões digitais - até março de 2010. Em maio deste ano, o Tribunal aprovou proposta para que o cadastramento ocorresse em conjunto com a revisão do eleitorado, em municípios indicados pelos Tribunais Regionais Eleitorais.
A identificação pelas impressões digitais é considerada como aliada do sistema eletrônico de votação. Para fazer o recadastramento biométrico, os eleitores desses municípios devem comparecer aos locais definidos pela Justiça Eleitoral com documento de identidade e comprovante de residência.
O sistema de identificação por meio das impressões digitais foi utilizado pela primeira vez nas eleições de 2008, como projeto piloto em três municípios: São João Batista (SC), Colorado do Oeste (RO) e Fátima do Sul (MS). Em junho deste ano, os eleitores de Armação de Búzios (RJ) também foram recadastrados por meio da biometria.
No novo sistema, o votante é identificado por sua impressão digital e sua fotografia. Esta última é reproduzida na folha de votação que será manuseada pelo mesário. Além disso, não é mais necessário que o mesário habilite a urna e a libere para o eleitor votar. Será suficiente o simples registro da digital para o próprio eleitor liberar a urna para o voto.

Fonte: estadao.com.br


Post feito por Petit ♥


Nenhum comentário:

Postar um comentário